terça-feira, 4 de junho de 2013

Visita da Rota da Água diferente....

O Centro Ambiental do Priolo levou alguns alunos do ensino secundário da EBS da Povoação numa visita de estudo  um pouco diferente do habitual e levou -os a conhecer na prática algumas das utilizações da água, nomeadamente a produção de energia; alguns habitats aquáticos próximos e a forma como a água de consumo chega às suas casas. Esta realizou-se no passado dia 23 de Maio no âmbito da actividade “A Rota da Água”, integrada no Programa “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o  Futuro” numa parceria com a Ciência Viva. 
Central Hidrica dos Túneis.
Esta visita começou logo pela manhã na Central Hídrica dos Tunéis, localizada no leito da Ribeira Quente que dá o nome à Vila que se localiza na sua foz. Aqui se utiliza a energia hidráulica transformando-a em energia eléctrica. Esta central, actualmente explorada pela EEG, uma empresa do Grupo EDA, foi construída em 1951 tendo sido automatizada no ano 2000. Com a capacidade de produção unitária de 2017 KVA, esta é a maior central hídrica dos Açores gerando 2,8% da energia eléctrica produzida em São Miguel (tanto quanto as outras 6 centrais hídricas da ilha). Aqui os alunos puderam perceber que a água, para além da sua importância biológica, possui várias utilizações algumas delas fundamentais no bom funcionamento da sociedade actual.
 
Centro de Monitorização e Investigação da Lagoa das Furnas.
Fonte da imagem : http://siaram.azores.gov.pt
O grupo seguiu depois para a Lagoa das Furnas, onde após um agradável passeio pelas suas margens visitou o Centro de Monitorização e Investigação da Lagoa das Furnas (CMIF).
Aqui os alunos puderam ver o resultado das actividades humanas e perceber alguns dos problemas que afetam esta massa de água, classificada como património natural, conhecer o seu ecossistemas e qual o projecto que está ser desenvolvido para a recuperação e gestão desta bacia hidrográfica.

 
Com a manhã a terminar, a ultima paragem foi num dos reservatórios de água da Câmara da Povoação, localizado na Lomba do Cavaleiro, onde se armazena a água que abastece aquela lomba, e se procede ao tratamento da água destinada ao consumo humano.  Aqui os alunos compreenderam o trabalho envolvido na manutenção da qualidade da água de consumo desta área e o percurso que a água faz desde que é captada nas nascentes da Povoação até que chega às suas casas. Após esta visita o simples ato de abrir uma torneira  ou acender uma luz toma outra proporção na mente destes jovens que os técnicos do CAP esperam terem gostado e aprendido muitas coisas nesta saída invulgar da escola.

O Centro Ambiental do Priolo agradece a todas as entidades que tornaram esta visita de estudo possível, com a sua disponibilidade em mostrar aos jovens deste concelho como todas estas tarefas se processam. O nosso agradecimento ao Grupo  EDA, ao CMIF e à Camara Municipal da Povoação.

Sem comentários:

Enviar um comentário