quinta-feira, 13 de junho de 2013

Floresta Laurissilva de volta à escola

As plantas da floresta Laurissilva estiveram de novo em destaque nas atividades do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo. 

Na última semana de Maio, os técnicos do Centro Ambiental do Priolo levaram um bocadinho da floresta original dos Açores aos meninos da pré e ensino básico da escola EB1 JI do Livramento, na Lagoa, numa actividade designada como “Conheça as plantas endémicas”.
 
Plantas utilizadas para fazer a atividade "Conheça as Plantas da Laurissilva"
Foram várias as espécies  que os meninos puderam ver, cheirar e tocar. Entre elas, o louro com o seu cheiro característico e que todos reconheceram com facilidade, o patalugo com as suas folhas ásperas, o folhado de folha mais arredondada,  o tamujo menos conhecido por todos mas que muitos escolheram como a planta que mais gostaram , o azevinho com o seu característico pico  na ponta da folha,  a ginja-do-mato com as suas folhas dobradas sobre si, o cedro-do-mato com as suas folhas tipo agulha, a urze também conhecida como vassourinha e o sanguinho com o seu tronco de cor avermelhada característico.
 
 
Descubra a Laurissilva, uma atividade diferente na Escola EB1J do Livramento.
 
Cerca de 80 alunos, desta escola, tiveram desta forma o seu primeiro contacto com estas espécies de plantas que para além da sua raridade, algumas são fundamentais para a dieta do Priolo. Estas foram produzidas nos viveiros do projecto LIFE Laurissilva Sustentável, onde actualmente se produzem 19 espécies diferentes de plantas endémicas e nativas da floresta original dos Açores e donde já saíram mais de 85 mil plantas utilizadas para a recuperação de áreas intervencionadas por este projecto.

A equipa técnica do Centro Ambiental do Priolo e do projecto LIFE Laurissilva que agradece o interesse e entusiasmo dos professores que os contactaram para realizar mais uma actividade nesta escola e esperamos que esta não seja a última.
 
Saiba mais sobre os viveiros de produção de plantas do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável em http://lifelaurissilva.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário