Propostas de Atividades

Aqui apresentamos alguns exemplos ou propostas de atividades ou projetos de turma que envolvem a temática da Biodiversidade dos Açores, classificados por ciclos mais apropriados para a sua realização.

Estas propostas fazem parte do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, cujas atividades podem ser solicitadas de forma gratuita na ilha de São Miguel (Açores). Se estiver interessado, visite o nosso site http://centropriolo.spea.pt ou contacte-nos no telefone 918536123.

Caso realize ou adapte algum dos projetos aqui apresentados, estaríamos muito gratos se pudesse enviar-nos informação sobre o projeto realizado para podermos disponibilizá-la neste blogue, para o email centropriolo@spea.pt


1º Ciclo

"As aves da minha escola" - Com o 'Aves da Minha Escola' os alunos constroem caixas-ninho que posteriormente espalham no recreio da escola; assim poderão observar e aprender a identificar as aves que lá aparecem ao longo dos dias. Guião da Actividade.


2º Ciclo

"A rota da água" - Pretende demonstrar a importância da água para os seres vivos e através de experiências em laboratório e saídas de campo apresentar as diferentes fases do ciclo da água até chegar ás nossas torneiras. Desta forma aprende-se porque não se deve poluir e porque se deve poupar água. Guião da Actividade

"À descoberta da Laurissilva" - Um jogo que permite conhecer e identificar as plantas que compõem a Floresta Laurissilva bem como as plantas invasoras que ameaçam esta floresta nativa. Guião da Actividade

"O nosso jardím de endémicas" - O jardim de endémicas localiza-se na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, e é uma pequena área natural de Floresta Laurissilva, onde se podem observar as plantas que constituem esta floresta, bem desenvolvidas e em condições naturais. Aqui aprende-se sobre a Floresta Laurissilva e sobre como identificar as diferentes espécies.

"Herbário Fotográfico" - jogo em que os alunos recebem uma lista de plantas e outros elementos, que deverão fotografar. Desta forma aprendem também a identificar as plantas da Laurissilva dos Açores, entre outras coisas.


3º Ciclo

"O Valor dos Ecossistemas" - Demonstra aos alunos, a interrelação das componentes dos ecossistemas e a importância que os ecossistemas têm para o fornecimentos de bem-estar às populações humanas, através do estudo da sua realidade próxima e dos serviços que são fornecidos pelos ecossistemas. Guião da Actividade.

"Os Insectos da minha Escola" - A presente actividade pretende demonstrar aos alunos a importância dos insectos para os ecossistemas, bem como acentuar a diversidade de insectos existente e como isso resulta em diferentes funções/benefícios, através da pesquisa e da recolha de insectos na sua área de residência. Guião da Actividade.