segunda-feira, 17 de junho de 2013

Escola EBS do Nordeste organiza Dia Desportivo

O Dia Desportivo na Escola realizou-se na passada quarta feira, 22 de junho, com organização da Escola EBS do Nordeste. 

Este foi um evento no qual estiveram presentes várias entidades como é o caso da Polícia de Segurança Pública, Bombeiros do Nordeste e a SPEA que contribuíram para o sucesso desta manhã com diversas atividades lúdicas e didácticas nas quais os alunos do 1º ciclo do Básico participaram.

No total foram cerca de 230 alunos, aqueles que participaram no programa de atividades proposto pelos técnicos do Centro Ambiental do Priolo e que ajudaram a animar estes jovens do Nordeste. Diversão e muita animação foram dois dos ingredientes que se juntaram na "Gincana do Priolo", a atividade escolhida para este evento. 
Inicio da Gincana do Priolo.

O jogo do "Predador-Presa", "Alimento do Priolo" e a "Rede Trófica" animaram o espaço recreativo interior da Escola EBS do Nordeste, onde os alunos perceberam a importância de cada animal e a sua função enquanto predadores e presas.  Identificando muito facilmente um predador comum nos ceús da ilha de São Miguel, o milhafre ou queimado. Esta é uma ave muito conhecida da população dos Açores e que tratando-se da única espécie de ave de rapina diurna dos Açores é facilmente identificável. 

Falou-se também da floresta Laurissilva, recriada por alguns alunos que assumiram o papel de algumas plantas endémicas que fazem parte das 38 espécies que compõem a cadeia alimentar do Priolo (ginja-do-mato, azevinho, uva-da-serra) no jogo "Alimento do Priolo". Desta forma, estes jovens compreenderam também porque motivo algumas espécies exóticas são consideradas ameaças para a floresta, sendo que alguns desempenharam o papel de conteiras, incensos e cletras dificultando a tarefa de encontrar comida aos priolos presentes (representados por outros alunos). 

Alunos da EBS do Nordeste a jogar "O Alimento do Priolo".

No Jogo "A Rede Trófica", os alunos visualizam a estrutura de uma rede trófica composta por plantas da floresta Laurissilva; alguns animais, essencialmente espécies de aves dos Açores (alvéola,  pisco-de-peito-ruivo ou papinho, priolo) que se alimentam de insectos e plantas no caso do Priolo),  insectos, e claro o sol - elemento essencial à vida.

A SPEA agradece o convite que lhe foi feito pela EBS do Nordeste e o apoio cedido pela Câmara do Nordeste para  a realização deste evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário