terça-feira, 4 de junho de 2013

Um novo site dedicado aos mais novos está disponível a partir de 1 de junho, dia da Criança, com contos, jogos e atividades que permitem descobrir brincando alguns dos habitats prioritários do arquipélago, nomeadamente a floresta Laurissilva e as Turfeiras que se podem encontrar na área de ocorrência do Priolo em São Miguel, mas também em outras ilhas dos Açores. O site “Uma floresta, um futuro” é dirigido principalmente ao público infantil e professores e foi elaborado no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a Câmara Municipal da Povoação.
 
O site “Uma Floresta, um futuro” (http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/) pretende divulgar, junto das camadas mais jovens, as principais espécies presentes nos habitats prioritários dos Açores, as principais ameaças e a sua importância para as populações, fornecendo material didático sobre estas temáticas aos professores interessados, fruto do conhecimento adquirido ao longo de 10 anos de trabalhos de conservação neste arquipélago.

Este site criado no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais e a Câmara Municipal da Povoação possuí três áreas distintas dirigidas a diferentes tipos de público:
  • Na zona infantil (dos 6 aos 10 anos) poderão encontrar as aventuras do Jaime, um jovem Priolo que descobre a floresta que o rodeia numa divertida história com algumas peripécias. Este espaço apresenta, igualmente, jogos e atividades interativas que permitem conhecer o habitat e a vida do Jaime. Algumas das quais estão disponíveis para impressão para utilização posterior na sala de aula.
  • A zona juvenil (dos 10 aos 14 anos) concentra-se na descoberta pelos mais novos de dois dos habitats prioritários dos Açores, Laurissilva e Turfeiras, e na sua importância para as populações humanas. Este espaço também conta com atividades interativas e jogos.
  • Finalmente, a área de professores possuí um conjunto de ferramentas sobre a temática do Priolo, a floresta Laurissilva e os restantes habitats prioritários. Este espaço disponibiliza também vídeos sobre o projeto LIFE Laurissilva Sustentável, apresentações em Powerpoint, guias de flora e fauna e propostas de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula ou em visitas de estudo de forma autónoma ou com o apoio do Centro Ambiental do Priolo.
Este site complementa o blogue “Uma floresta, um futuro” (http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/) onde se podem encontrar informações sobre as atividades do programa escolar do Centro Ambiental do Priolo e no qual todos podem contribuir com sugestões.

Visite o site educativo e saiba como pode complementar o plano curricular da sua escola e tornar o processo de aprendizagem dos seus alunos mais divertido e completo sobre os habitats que o rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário