Esta exposição incluí um conjunto de actividades propostas que podem ser realizadas com apoio dos materiais da exposição.
FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE GRUPO/GRUPOS ESCOLARES
As visitas de grupos/ Grupos escolares serão acompanhadas por um monitor e variarão dependendo das idades:
5 - 8 anos
- Conto “As aventuras de Jaime” aproveitando a exposição como cênario. (30 minutos)
- Realização dum fantoche do Jaime (30 minutos).
8 - 12 anos
- Breve explicação da exposição (30 min),
- Jogo de Identificação de plantas endémicas (30 min)
13 - 18 anos
- Documentario “Os últimos Priolos” e discussão sobre o mesmo (30-45 minutos)
- Jogo de identificação das plantas endémicas. (30 minutos)
A exposição "De Ossos nas Mãos","apresenta uma coleção de ossos de aves devidamente identificados e acompanhados por notas explicativas que foram recolhidos durante os trabalhos de campo do projeto Linhas Elétricas e Avifauna dos Açores, desenvolvido numa parceria da SPEA e da EDA – Eletricidade dos Açores. Esta está desenhada de uma forma simples para que os alunos possam compreender não só características de cada osso mas também aspetos da biologia e evolução de várias espécies de aves dos Açores. Conta, também, com dois esqueletos montados, um milhafre e um pombo, e um exemplo de uma coleção de penas - Plumoteca. Esta exibição apresenta ossos de 15 espécies diferentes no total, sendo 13 aves, 1 de um mamífero (gato) e 1 de um réptil.
As duas exposições disponibilizam-se de forma gratuita à escolas e instituições. Porém a entidade deverá assegurar alguns dos custos derivados do transporte (fora da ilha de São Miguel) e produção de materiais de divulgação e educativos (também na ilha de São Miguel).
Veja a descrição completa das exposições no Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo.
Se está interessado em ter alguma das exposições anteriores na sua escola ou instituição, não hesite em contactar-nos para o email centropriolo@spea.pt