Exposições Itinerantes

A exposição "Uma floresta, um futuro", permite conhecer a Floresta Laurissilva, a sua flora e fauna, com especial atenção ao Priolo. Ao tempo que permite conhecer os problemas que afectam a sua sobrevivência e as acções de conservação que tem sido realizadas para preservar esta éspecie única da ilha de São Miguel.

Esta exposição incluí um conjunto de actividades propostas que podem ser realizadas com apoio dos materiais da exposição.

FUNCIONAMENTO DAS VISITAS DE GRUPO/GRUPOS ESCOLARES


As visitas de grupos/ Grupos escolares serão acompanhadas por um monitor e variarão dependendo das idades:


5 - 8 anos
- Conto “As aventuras de Jaime” aproveitando a exposição como cênario. (30 minutos)
- Realização dum fantoche do Jaime (30 minutos).

8 - 12 anos
- Breve explicação da exposição (30 min),
- Jogo de Identificação de plantas endémicas (30 min)

13 - 18 anos
- Documentario “Os últimos Priolos” e discussão sobre o mesmo (30-45 minutos)
- Jogo de identificação das plantas endémicas. (30 minutos)


A exposição "De Ossos nas Mãos","apresenta uma coleção de ossos de aves devidamente identificados e acompanhados por notas explicativas que foram recolhidos durante os trabalhos de campo do projeto Linhas Elétricas e Avifauna dos Açores, desenvolvido numa parceria da SPEA e da EDA – Eletricidade dos Açores. Esta está desenhada de uma forma simples para que os alunos possam compreender não só características de cada osso mas também aspetos da biologia e evolução de várias espécies de aves dos Açores. Conta, também, com dois esqueletos montados, um milhafre e um pombo, e um exemplo de uma coleção de penas - Plumoteca. Esta exibição apresenta ossos de 15 espécies diferentes no total, sendo 13 aves, 1 de um mamífero (gato) e 1 de um réptil.

As duas exposições disponibilizam-se de forma gratuita à escolas e instituições. Porém a entidade deverá assegurar alguns dos custos derivados do transporte (fora da ilha de São Miguel) e produção de materiais de divulgação e educativos (também na ilha de São Miguel).


Veja a descrição completa das exposições no Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo.

Se está interessado em ter alguma das exposições anteriores na sua escola ou instituição, não hesite em contactar-nos para o email centropriolo@spea.pt