sexta-feira, 14 de junho de 2013

Expo Eco na EBS da Povoação

A SPEA participou na Expo ECO “Escola Aberta”, organizada pela Escola Básica e Secundária da Povoação na primeira semana de Junho. 

Este evento decorreu nos dias 5 e 6 de Junho e todos os alunos desta instituição foram convidados a vestir uma peça de vestuário de cor verde relembrando o ambiente e a sua importância. Estes dias contaram com um programa muito variado a decorrer nas instalações desta escola mas também no Jardim Municipal da Povoação e no Auditório Municipal da Povoação. Foram várias as exposições temáticas sobre a água, energia, mar, reciclagem e resíduos criadas pelos alunos do ensino básico e secundário desta escola; a exposição “O ambiente biológico e geológico como factores da cultura europeia” também esteve presente; bem como outras exposições sobre Eco Formas e Instrumentos musicais. O visionamento de vídeos sobre as áreas naturais do Parque Natural de Ilha de São Miguel também fez parte desta lista. Os alunos foram ainda ao teatro, ao cinema e tiveram oportunidade de fazer exercício físico no ginásio da escola. O museu Carlos Machado também esteve presente com a sua exposição itinerante : “Museu do Brinquedo” e “A História dos Animais”. 

Algumas plantas da floresta Laurissilva, produzidas nos viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, estiveram expostas no pátio desta escola no "Cantinho da Floresta" onde partilharam o espaço com outras bancadas como a "Horta Sustentável" e o "Cantinho da ECO Reciclagem". 
Cantinho da Floresta em exposição no pátio da Escola
A exposição dos trabalhos do PriolArte, realizados por várias crianças num dos eventos organizados pela SPEA esteve também presente, conseguindo despertar várias emoções diferentes nos alunos nos corredores desta escola.  
Priolarte , dando um pouco mais de cor aos corredores da escola.
A “Gincana do Priolo” foi a actividade escolhida para animar a manhã de alguns alunos desta escola. É uma actividade que conta com vários jogos cujo objectivo é demonstrar o equilíbrio frágil dos nossos ecossistemas e que muitas vezes ignoramos, e que desta forma apresenta conceitos novos aos alunos. É o caso das relações tróficas entre predadores e presas onde muitas vezes o desaparecimento das presas condiciona a sobrevivência dos predadores que delas se alimentam. Falou-se também do habitat do Priolo e das ameaças que o afetam num jogo divertido em que os alunos assumem o papel de algumas plantas de que o Priolo se alimenta, mas também de plantas exóticas que lhe dificultam a tarefa de encontrar alimento e ameaçam o seu habitat, como é o caso da conteira (uma planta muito identificada pelos alunos com exótica) mas também espécies como o incenso e a cletra.  




Atividade "Gincana do Priolo" 
A equipa técnica da SPEA agradece o convite para participar neste evento e espera que muitas destas iniciativas se repitam no futuro dada a sua importância no crescimento d uma personalidade com consciência ambiental destes alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário