terça-feira, 28 de maio de 2013

Alunos da Povoação comemoram o Dia Internacional da Biodiversidade

Os alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica da Povoação juntaram-se à SPEA no passado dia 22 de Maio para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade. Este foi proclamado pela primeira vez pelas Nações Unidas em 1992 e pretende alertar a todos a importância da preservação da biodiversidade e que melhor lugar que lugar para comemora-lo do que na ilha de São Miguel, onde existe uma das aves mais raras da Europa – O priolo?
 

O Projeto LIFE Laurissilva Sustentável tem, ao longo deste ano letivo, mantido uma parceria com este centro e permitindo que vários alunos desenvolvam ações de voluntariado semanais nos viveiros de produção de plantas do projeto.
 
Algumas das espécies produzidas nos viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável.
Numa iniciativa diferente do habitual, uma turma de 10 alunos foi convidada a plantar algumas espécies de plantas endémicas e nativas numa área já intervencionada por este projecto em prol da conservação do Priolo e onde foram removidas diversas espécies invasoras, como é o caso do incenso, conteira e cletra.
 
Alguns alunos ajudaram a equipa de campo do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável.
Assim, com entusiasmo e no final muito cansados, estes alunos plantaram cerca de 500 plantas, entre louros, faias, patalugos, pau branco e ginjas-do-mato, alguns deles até fizeram bolhas nas mãos de tanto pegar no sacho.
Plantação quase concluída no Dia Internacional da Biodiversidade.
 Estas visitas têm como objectivo mostrar em primeira mão, o trabalho realizado pela SPEA no que diz respeito ao controlo de espécies invasoras e seguidamente a plantação. É necessário ainda referir que algumas das plantas utilizadas nesta plantação foram repicadas por estes alunos.
 
Trabalho de voluntariado pelos alunos CP da EBS da Povoação.

A SPEA agradece a colaboração e a disponibilidade da Escola Básica da Povoação, que de entre inúmeras actividades já repicaram cerca de 5000 plantas e plantaram mais de 1000 nas áreas de intervenção.
 
Saiba mais sobre este projeto em http://lifelaurissilva.blogspot.pt/.

Sem comentários:

Enviar um comentário