sábado, 29 de junho de 2013

Programa Escolar envolveu mais de 3000 alunos

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (PECAP) para o ano letivo 2012/2013, terminou na última semana, coincidindo com o encerramento do ano letivo escolar regular. No decorrer deste ano letivo foram desenvolvidas 101 atividades escolares abrangendo 3109 jovens na sua maioria da ilha de São Miguel, oriundos de 18 escolas de toda a ilha mas também do continente e de outras ilhas do arquipélago.

Este é um programa anual, realizado no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, que disponibiliza várias atividades lúdico-didáticas que pretendem enriquecer os conteúdos programáticos escolares com atividades relacionadas com a biodiversidade terrestre dos Açores, ecossistemas (serviços e funcionamento), habitats prioritários do arquipélago, a sua importância, ameaças e o que está ser feito para os proteger. 

Visita às turfeiras, no Planalto dos Graminhais.
Estas atividades são normalmente realizadas por técnicos do Centro Ambiental do Priolo (CAP) nas instalações das escolas em contexto de sala de aula. No entanto, também são realizadas ações de campo, nomeadamente, em 2012/2013, 33% das atividades realizadas foram deste tipo e levaram os alunos a descobrir habitats tão importantes como a Floresta Laurissilva ou as Turfeiras.

Nestes habitats ficaram a conhecer espécies tão raras como o Priolo ou algumas espécies de plantas únicas que só podemos encontrar nestas áreas, como por exemplo a Uva da serra e os Musgos. Adicionalmente, ações de voluntariado, palestras, atividades de laboratório e exposições estiveram igualmente disponíveis para os docentes interessados.

Atividade no Centro Ambiental do Priolo.
 Para além das atividades por marcação com as diversas escolas da ilha, nos concelhos do Nordeste e Povoação, região de intervenção direta do LIFE Laurissilva e do CAP, estão já a ser desenvolvidos programas regulares com as escolas ao longo no ano. Nestes dois concelho,s as atividades desenvolvidas abrangeram a grande maioria dos jovens em idade escolar.

Estes resultados superaram as expectativas relativamente ao ano anterior, no qual se realizaram 40 atividades escolares, abrangendo um universo de cerca de 2300 alunos. Estes valores refletem a solicitação cada vez maior deste tipo de atividade e o empenho da SPEA e dos seus parceiros em continuar o trabalho de sensibilização dos mais novos nos Açores.

As atividades do PECAP, para além de apresentarem grande diversidade, estão desenhadas a pensar em alunos de todas as idades e níveis de ensino, tendo sido realizadas atividades com alunos da pré, ensino básico e secundário e têm sido disponibilizadas ao longo dos 4 anos e meio de duração do projeto LIFE Laurissilva Sustentável a todas as escolas da ilha de São Miguel e não só. Esta foi uma ação considerada fundamental para a sensibilização ambiental dos jovens micaelenses neste projeto que promoveu no total 259 atividades de âmbito escolar, nas quais cerca de 9700 alunos participaram (2009-2013).

Atividades com alunos em idade pré - escolar.

O PECAP pode ser consultado através do site educativo (http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/) criado pela SPEA em 2011 e onde os docentes podem consultar informação sobre as temáticas propostas neste programa.

O PECAP este ano realizou-se no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável e do Projeto “Escolher Ciência” da Ciência Viva.

Sem comentários:

Enviar um comentário