terça-feira, 27 de novembro de 2012

SPEA celebra Dia da Floresta Autóctone com três escolas de São Miguel


No passado dia 23 de novembro, comemorou-se o Dia da Floresta Autóctone. Foram várias as atividades propostas pela SPEA, através do Projeto Life Laurissilva e do Centro Ambiental do Priolo (CAP), que se realizaram durante a semana, em colaboração com diversas escolas da Ilha de São Miguel.

Na quarta feira, dia 21 de novembro, os técnicos da SPEA estiveram na Escola Básica e Secundária do Nordeste onde realizaram a atividade "À Descoberta da Laurissilva", na qual  participaram 22 alunos. Os alunos visitaram o miradouro do Pelado, na Fazenda do Nordeste, onde puderam observar plantas típicas de áreas costeiras, como é o caso da Faia-da-Terra, Urze e Pau-Branco. Visitaram também o CAP, para poderem ver outro tipo de vegetação, adaptado a maiores altitudes, nomeadamente a floresta original dos Açores, Floresta Laurissilva.

No dia seguinte, a animação continuou no concelho da Povoação. Os técnicos do LIFE Laurissilva acompanharam 15 alunos da Povoação e realizou-se uma plantação de espécies de plantas nativas. Esta teve lugar na Escola Básica da Lomba do Pomar, onde estes alunos tiveram a oportunidade de plantar, no jardim da escola, 38 plantas, entre Paus-brancos, Azevinhos, Sanguinhos, Tamujos, Urzes e Azorinas.
Plantação de Endémicas na Escola Básica da Lomba do Pomar, Povoação
No dia 23 novembro, mais alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação, acompanhados por 6 professores e técnicos da SPEA, visitaram uma das zonas de intervenção do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável - o Labaçal na Serra da Tronqueira. Embora sendo apenas 7 alunos, foram plantadas 323 plantas, entre Louros, Sanguinhos e Paus-brancos. Esta atividade terminou com uma visita aos viveiros do projeto na Lomba do Loução, Povoação.

Nesse mesmo dia, os técnicos do CAP deslocaram se à escola Antero de Quental em Ponta Delgada, onde se realizou uma palestra com cerca de 100 alunos em que se falou do Priolo, da floresta e das ameaças que enfrenta atualmente. Depois desta, já durante a tarde, realizou- se uma plantação de plantas nativas que enriqueceram o belo jardim desta escola com mais espécies endémicas.
Palestra na Escola Antero Quental
Agradecemos desde já às escolas, aos seus professores, e especialmente aos alunos pelo entusiasmo e interesse demonstrados nestas atividades. 

Para o ano há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário