terça-feira, 13 de novembro de 2012

Atividade "De Ossos nas Mãos" de volta à escola


A atividade de “Ossos nas Mãos”, destinada aos alunos do 3º Ciclo e Secundário, faz parte do Programa escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP) e resulta de uma colaboração com o projeto Linhas Eléctricas e Avifauna dos Açores, um dos vários projetos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves a decorrer nos Açores. 

Nesta atividade, os alunos realizam diversas atividades com ossos de aves e aumentam o seu conhecimento sobre as aves que observam diariamente, descobrem alguns aspetos da sua biologia e ameaças à sua conservação, compreendem pormenores relevantes da evolução deste grupo e aprendem de uma forma lúdica e didática a identificar os ossos das aves com o auxílio de material de apoio, percebendo assim as diferenças encontradas entre os ossos das aves e outros grupos animais, bem como aquelas existentes entre as diferentes espécies de aves. 

Os técnicos do CAP fazem-se acompanhar de diversos ossos de espécies de aves como o milhafre, pombo, estorninho-malhado, mocho-pequeno, galinhola, gaivota, entre outros; um esqueleto de uma ave (pombo); exemplos de ossos de outros grupos animais como é o caso de um crânio de um gato doméstico ou de um coelho e de uma coleção de penas (Plumoteca).

Atividade "De Ossos nas Mãos" na EBS da Povoação
Esta atividade tem sido realizada em várias escolas, mais recentemente na Escola Básica da Povoação, onde os alunos de algumas turmas de 8ºano e 6º ano participaram e tiveram oportunidade de manusear e conhecer mais de perto os diferentes ossos das aves. Desde o dia 23 de Outubro até dia 6 de Novembro, os técnicos do CAP têm-se deslocado a esta escola e realizaram 3 atividades “De Ossos nas Mãos”, abrangendo 50 alunos do concelho da Povoação. 


Esta é uma forma diferente de ensinar e permite que ao manusear os ossos e tentar identificá-los os alunos aprendam mais e divirtam-se de uma forma que não seria possível sem recurso a estes materiais. 

Para mais informações sobre o Programa escolar do CAP, por favor consultar o seguinte link


Sem comentários:

Enviar um comentário