segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alunos da Povoação aprendem o Ciclo da Água com a SPEA


A “Rota da Água” é uma das atividades dinamizadas pela SPEA, através do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP), com maior solicitação por parte das escolas da ilha de São Miguel. No ano letivo 2011/2012, abrangeu cerca 277 alunos que desta forma puderam compreender melhor o ciclo da água, o modo em que esta é disponibilizada às populações, a importância dos ecossistemas naturais na garantia da quantidade e qualidade da água de consumo e outras utilidades da água. Sendo estas características a principal razão do sucesso desta atividade.

Este ano letivo, a Escola Básica e Secundária da Povoação foi a primeira a solicitar esta atividade, na qual 3 turmas de 5º ano, com cerca de 50 alunos, puderam participar nas diferentes experiências de laboratório previstas, sempre acompanhados pelos técnicos do CAP. 

Primeiro, os alunos participam numa simulação do percurso que a água realiza na natureza desde que chove até que chega aos rios, lagoas e ao mar, até retornar às nuvens, recorrendo a uma maquete. Aprendem desta forma conceitos, muitas vezes esquecidos, como a infiltração, escorrência, nascente, evaporação. 
Noutra experiência simples, os alunos observam o efeito positivo da presença de vegetação como forma de minorar os efeitos da erosão da água nos solos e compreendem que solos desprotegidos são potenciais zonas de deslocamentos de terras ou derrocadas.  
Experiência dos Efeitos da Vegetação nos solos.
O tema poluição também é abordado, desta feita através de pequenas experiências que permitem aos alunos ver de que forma se comportam alguns compostos e materiais quando misturados na água. Utilizam-se materiais como pedras, areia, açúcar, óleo e corante alimentar que simulam o comportamento de substâncias insolúveis na água, mais densas que água como é o caso das duas primeiras. Alguns materiais que se dissolvem na água como é o caso do açúcar e do corante alimentar e alteram as propriedades físico químicas da água e o óleo alimentar, que sendo insolúvel em água nunca se mistura com a água e têm muitas vezes um efeito tamponante negativo para a sobrevivência dos organismos e plantas existentes nas massas de água. 

Terminando esta atividade, com a construção de um filtro cujo objetivo é demonstrar aos alunos alguns aspetos interessantes do comportamento dos materiais utilizados e que vão ficando retidos no filtro de acordo com o seu tamanho e características, sendo aqueles que se dissolvem na água impossíveis de limpar com este método.
Construção de um filtro, na atividade "Rota da Água"- EBS Povoação.
Esta atividade é muito completa, visto que os alunos podem aplicar os conceitos desenvolvidos ao seu dia a dia e aprendem comportamentos corretos e ambientalmente adequados mesmo nas suas casas, como poupar água e evitar contaminar a água que saí das suas casas com produtos como óleos e outras gorduras.

Para mais informações sobre esta atividade e outras pode consultar o Link

Sem comentários:

Enviar um comentário