quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Comemorações do dia da Eco- Escola no Nordeste


O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende promover e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas. No passado dia 7 de Novembro, o Centro Ambiental do Priolo (CAP) juntou-se às comemorações do dia da Eco-Escola da Escola Básica e Secundária do Nordeste e colaborou na organização de diversas atividades.

O CAP disponibilizou a exposição “Uma Floresta, um Futuro” que foi montada na escola e através da qual os alunos de 6 turmas de 5º e 6º ano, acompanhados por técnicos do CAP, participaram na “Descoberta da Laurissilva”. Nesta atividade, os jovens nordestenses conheceram espécies de plantas que fazem parte da floresta Laurissilva e que podem ver  bem perto na Serra da Tronqueira, descobriram algumas curiosidades sobre cada uma delas, compreendendo algumas das ameaças à sua conservação, em especial a invasão de espécies de plantas exóticas como é o caso da conteira, da cletra e do incenso.

Atividade "Descoberta da Laurissilva" no âmbito das comemorações do dia da
 Eco-Escola  da Escola Básica e Secundária do Nordeste

Simultaneamente e a decorrer num espaço anexo, estava a atividade “Descoberta das Aves”, na qual os alunos aprenderam a identificar as espécies de aves que vêm todos os dias como é o caso de alguns passeriformes como o pisco-de-peito-ruivo, alvéola-cinzenta, melro negro, estorninho-malhado, entre outros, e aves de rapina como o milhafre que cruza os céus da ilha de São Miguel e é muito comum.  Perceberam a importância da conservação do Priolo, uma espécie endémica do leste da ilha de São Miguel, e compreenderam os perigos que algumas espécies de aves exóticas representam para as aves nativas dos Açores, como é o caso do pardal, do pintassilgo, entre outros.

Foi uma manhã divertida em que 120 alunos participaram em atividades pensadas para os aproximar da floresta natural e das aves dos Açores. Ensinar divertindo é o lema das várias atividades que constituem o Programa Escolar do CAP e que estão acessíveis a todas as escolas da ilha de São Miguel. 

Sem comentários:

Enviar um comentário