quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Técnicos do CAP visitam a Escola Gaspar Frutuoso


O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP) continua a desenvolver atividades nas escolas de São Miguel. No dia 12 de Novembro, os técnicos do CAP visitaram a Escola Gaspar Frutuoso onde se organizaram 3 atividades educativas.

A manhã começou animada com os alunos de duas turmas de 5º ano que participaram na atividade “De Ossos nas Mãos”. Divididos em grupos, os alunos tiveram oportunidade de manusear ossos de aves, aprender a identificar alguns deles e a relembrar conceitos já adquiridos como é o caso das adaptações de algumas espécies de aves ao seu tipo de alimento, sendo que umas possuem bicos mais especializados que outras. Nesta iniciativa, os alunos puderam observar crânios de gaivota, milhafre, estorninho, galinhola, mocho, pombo e de alguns mamíferos também. 

Crânios de aves utilizados na atividade "De Ossos nas Mãos"
Evolução e adaptação foram palavras a sublinhar nesta atividade em que pretende que os alunos compreendam que os diferentes grupos animais são diferentes, seguiram rumos evolutivos diferentes e algumas das suas adaptações podem ser observadas nos seus ossos. 

Durante a tarde, as plantas foram o tema escolhido e decoraram a zona de recreio daquela escola. Através da atividade “Descoberta da Laurissilva”, os alunos descobriram autonomamente as plantas que constituem a floresta Laurissilva, percorreram a exposição “Uma Floresta, um Futuro” e divertiram-se ao descobrir árvores tão diferentes como o cedro-do-mato, ginja-do-mato, azevinho, louro, uva-da-serra, sanguinho e entre outras mais pequenas como a urze, patalugo e sargasso. Seguiu-se algum debate sobre algumas ameaças à Floresta e à fauna que dela depende, o que abriu  espaço para alguns jogos da Gincana do Priolo, em que os alunos puderam perceber que a redução do habitat é muitas vezes a principal responsável pelo desaparecimento de várias espécies. Os alunos compreenderam, também, a importância da disponibilidade de recursos como o alimento para os animais, sem os quais não poderiam sobreviver.


Foi um dia bem passado, junto de 57 jovens interessados e motivados em compreender um pouco mais sobre a natureza que os rodeia. Uma iniciativa a repetir sem dúvida nenhuma!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário