domingo, 11 de novembro de 2012

Alunos fazem voluntariado nos Viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável

Vários alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação estão a colaborar com os viveiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, numa cooperação entre a SPEA, através do Centro Ambiental do Priolo (CAP), e esta instituição.

 Esta iniciativa surgiu no seguimento de algumas visitas realizadas pelos alunos desta escola a este viveiro, no âmbito do programa escolar do CAP  e resultou do entusiasmo demonstrado por alunos e professores em realizar mais atividades deste tipo. O seu principal objetivo é familiarizar estes jovens com o funcionamento de um viveiro de produção de plantas, as suas aplicações e no caso especifico deste viveiro a sua importância na recuperação de algumas áreas de floresta Laurissilva, a floresta original dos Açores, atualmente degradada e ameaçada pela invasão de diversas espécies de plantas exóticas.  Igualmente aproximar estes alunos de alguns conceitos teóricos abordados na sala de aula como a germinação de plantas em viveiro e o seu desenvolvimento.

No passado dia 29 de outubro, os viveiros do projeto receberam a primeira visita de 6 alunos motivados que decidiram sujar as mãos e participar na repicagem de 118 plantas  de espécies nativas  e endémicas como o caso do azevinho e folhado. Após uma manhã divertida, estes voluntários levaram consigo uma saca de substrato e outra de terra com a promessa de aplicar todo o conhecimento que aprenderam. 


Grupo de alunos a realizar repicagens nos Viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável.

Estas atividades são importantes não pelo trabalho realizado pelos voluntários mas especialmente porque é a melhor maneira dos jovens aprenderem na pratica conceitos que de outra forma não saberiam, afirma Filipe Figueiredo, responsável pelos Viveiros deste projeto. Esta iniciativa irá repetir-se de 15 em 15 dias, já no próximo dia 13 de novembro.  

Para mais informações sobre este projeto pode consultar o Blog Laurissilva.

Sem comentários:

Enviar um comentário