sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Gincana do Priolo na EBI Arrifes

O Centro Ambiental do Priolo (CAP), no âmbito do seu Programa Escolar 2015/2016, deslocou-se ontem, dia 11 de fevereiro, à Escola Básica Integrada dos Arrifes para desenvolver a atividade "Gincana do Priolo".

Durante uma manhã, os técnicos do CAP organizaram no Ginásio da EBI dos Arrifes a Gincana do Priolo para cerca de 150 alunos do 2º e 3º ciclos. Esta atividade tem como objetivo permitir às crianças descobrir o Priolo, o seu habitat, as ameaças à sua conservação e as ações realizadas para protegê-lo, tudo de forma dinâmica e divertida.

Assim, trabalhando com 4 turmas de cada vez, que foram divididas em dois grupos, foi-lhes dada uma breve explicação sobre a SPEA, o trabalho que tem desenvolvido nos Açores com o Priolo e com o seu habitat, a Floresta Laurissilva. Foi-lhes também explicado o conceito de endémico, exótico e invasor, para que pudessem compreender melhor o trabalho realizado para a proteção desta ave endémica.

Depois disso, através de um jogo, os alunos puderam perceber de forma prática e divertida a diminuição do habitat do Priolo, que levou à quase extinção do mesmo, as ameaças atuais e o papel de cada um na sua proteção.

O balanço desta atividade foi bastante positivo, especialmente pelo facto de os alunos terem ficado a perceber os conceitos transmitidos, mas acima de tudo por ter levado o Priolo a mais uma escola da Ilha de São Miguel.

O nosso agradecimento aos professores e aos alunos pelo interesse e participação na atividade. Até breve!


Sem comentários:

Enviar um comentário