quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

À descoberta da Laurissilva na EBI Ponta Garça

A SPEA, através do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, integrado no projeto LIFE Terras do Priolo no âmbito de uma nova parceria com a Escola Básica Integrada de Ponta Garça, em concreto com o projeto “Não ameaças mais! Mapeamento de plantas invasoras na escola”  esteve em Ponta Garça , no dia 16 de fevereiro, para desenvolver a atividade "À descoberta da Laurissilva" com 15 alunos da turma do 6ºA.

Esta atividade teve como objetivo principal dar a conhecer os recursos naturais dos Açores, especificamente, a vegetação nativa dos Açores – Floresta Laurissilva - e consciencializar para as ameaças que a conservação das espécies de plantas nativas e endémicas enfrentam, nomeadamente, a introdução de espécies exóticas invasoras. 


Durante a atividade os alunos puderam aprender através de fotografias as espécies que compõem a vegetação endémica e nativa dos Açores bem como as espécies exóticas e invasoras que também são encontradas no arquipélago e em particular na ilha de São Miguel. Foram também identificadas as espécies de plantas das quais se alimenta o priolo e revelando portanto a necessidade de preservar e proteger o seu habitat.

Finalmente os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas das espécies de plantas endémicas e nativas presentes na sala de aula através de um jogo em que tinham de adivinhar o nome das espécies.



A SPEA agradece a todos pela participação e pela disponibilidade demonstrada e deseja bom trabalho a esta turma no cumprimento deste projeto muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário