sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Falando sobre as Turfeiras

No passado dia 2 de fevereiro celebrou-se  o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Este foi o tema escolhido pelos docentes da escola EBI de Ponta Garça para uma palestra que juntou cerca de 35 alunos, no dia 4 de fevereiro.

As turfeiras do Planalto dos Graminhais foram o foco da apresentação realizada pelo técnico da SPEA, Rui Botelho que referiu a sua importância e o esforço desenvolvido para a sua recuperação. 


Ao longo de quase dez anos foram várias as ações desenvolvidas desde remoção do gado das áreas de intervenção, remoção de plantas exóticas, encerramento de valas de drenagem, inoculação de musgos, mapeamento de espécies invasoras, requalificação do trilho pedestre Pico da Vara entre outras. E hoje em dia já são visíveis os resultados deste trabalho tanto ao nível da vegetação como ao nível da retenção de água.

Os alunos desta escola tiveram oportunidade de reflectir um pouco sobre a importância da preservação deste habitat que embora longe de Ponta Garça é de importância fulcral para a manutenção dos lençóis de água. 

A SPEA agradece o convite e relembra que todos podemos fazer algo para ajudar, basta querer. 


Sem comentários:

Enviar um comentário