segunda-feira, 8 de abril de 2013

Turfeiras em destaque na Povoação


O Programa Escolar do Centro Ambiental continua a desenvolver atividades no concelho da Povoação. No total, 56 alunos do 8º ano da Escola Básica da Povoação assistiram hoje, 8 de Abril de 2013, a uma palestra sobre as Turfeiras, a sua raridade e importância; realizada por um dos técnicos do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável envolvido na recuperação deste habitat em São Miguel, Rui Botelho.

Demonstração da capacidade de retenção do musgo Sphagnum sp.
As Turfeiras ocupam 3% da superfície terrestre e possuem 10% dos recursos mundiais de água doce disponível para o Homem. Estes valores mostram a importância das Turfeiras na retenção de água, função que assume cada vez maior importância na atualidade. Nos Açores, este tipo de habitat húmido, dominado por um tipo de musgo - Sphanum sp., poderia encontrar-se nas zonas altas de todas as ilhas do arquipélago, com a exceção de Santa Maria e Graciosa, mas devido a vários fatores começa a ser cada vez mais raro. As principais ameaças deste habitat são a conversão em pastagem ou mata de Criptoméria, criação de acessos ou valas de drenagem, mobilizações de terras, pastoreio por animais, introdução de vegetação exótica e mesmo o pisoteio por visitantes.

Turfeiras, do Planalto dos Graminhais, em São Miguel.

O projeto LIFE, desenvolvido pela SPEA em São Miguel, intervencionou cerca de 75 hectares deste habitat no Planalto dos Graminhais, uma área inserida na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e onde se encontravam áreas muito degradadas e altamente alteradas pela ação do homem e invasões de espécies exóticas que ameaçam o equilíbrio frágil deste habitat. Entre as principais espécies invasoras incluem-se o gigante (Gunnera tinctoria), feto arbóreo (Dicksonia artica), Cletra (Clethra arborea), silvas (Rubus sp.) e as Hortênsias também conhecidas por nebulões (Hydrangea macrophylla).

Os alunos descobriram um habitat próximo e para muitos desconhecido na sua função e compreenderam a importância de proteger e desenvolver ações de recuperação tão pesadas e morosas como as que foram realizadas no Planalto dos Graminhais. 

Turmas do 8º ano da Escola Básica e Secundária da Povoação que assistiram à palestra sobre Turfeiras.

O Centro Ambiental do Priolo agradece a todos os que assistiram a esta palestra e ficou o convite no ar de uma visita a este habitat tão raro e importante para o concelho da Povoação e Nordeste.

Para saber mais sobre este projeto, consulte http://lifelaurissilva.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário