segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia da Árvore na Povoação

O dia da árvore, comemorado no dia 21 de Março, marca o início de um novo ciclo com a chegada Primavera e tem sido escolhido pela SPEA para divulgar as ações de conservação desenvolvidas em algumas áreas da Floresta Laurissilva nos Açores e dar a conhecer aos mais jovens algumas das plantas que constituem esta floresta natural. Este ano as condições atmosféricas não permitiram a realização das habituais plantações e visitas aos viveiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável no entanto o Centro Ambiental do Priolo (CAP), em colaboração com a Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas, participou na Feira da Primavera.
Este evento contou com uma manhã cheia de atividades em que os alunos desta escola puderam encarnar o papel de feirantes, vendendo diversos tipos de produtos que eles próprios fabricaram com a ajuda dos seus docentes e encarregados de educação, trocando-os por uma moeda própria o Ouricalco, um metal originário da Atlântida que inspirou estes jovens numa manhã.
 
 
Em paralelo, a equipa do CAP com o apoio do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável realizou a atividade “Descoberta da Laurissilva” em que participaram alunos de 7º, 8º e 9º num total de quase 70 alunos. Uma plantação de plantas endémicas e nativas da Floresta Laurissilva no espaço exterior de recreio desta escola fez parte do programa animado desta Feira mas limitada pelas condições atmosféricas.
 
 


Em suma, esta foi uma iniciativa original da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas que além de proporcionar aos seus alunos conhecimentos práticos que serão úteis na sua vida quotidiana permitiu àqueles que ainda desconheciam a Floresta Laurissilva e a sua importância enquanto habitat protegido e essencial para a sobrevivência do Priolo identificar algumas das espécies de plantas que a constituem, como é o caso do azevinho, cedro-do-mato, urze, ginja-do-mato, louro, fetos, patalugo entre outras.

A equipa da SPEA nos Açores agradece o convite recebido e reitera a sua disponibilidade para colaborar na realização deste tipo de iniciativa que favoreça o conhecimento dos valores naturais que muitos desconhecemos e que se encontram ameaçados.

Para qualquer informação, por favor contactar 91 853 61 23.

Sem comentários:

Enviar um comentário