terça-feira, 16 de abril de 2013

Alunos descobrem a Laurissilva na Serra da Tronqueira

Esta semana foi marcada pela visita de vários alunos da Escola EBS da Povoação à Floresta Laurissilva, no âmbito do Programa “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro” desenvolvido pela SPEA nos Açores em parceria com a Ciência Viva. Foram ao todo 15 alunos que descobriram a floresta original dos Açores de uma forma diferente numa das primeiras áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável. 
Labaçal - uma das zonas intervencionadas pelo Projeto LIFE Laurissilva Sustentável .
Na manhã de quinta feira, 11 de Abril, após um pequeno percurso a pé pela estrada da Serra da Tronqueira, os alunos visitaram a zona do Labaçal onde o projeto levado a cabo pela SPEA e parceiros desenvolveu uma ação de recuperação que envolveu remoção das espécies exóticas que ameaçam este habitat (conteira, cletra e incenso) e plantação de espécies endémicas. Aqui os alunos tiveram oportunidade de identificar in situ cada uma das plantas que fazem parte da floresta Laurissilva.
Patalugo (Leontodon rigens)
Logo no início do percurso estavam os patalugos, pequenas herbáceas de aspeto espinhoso e rude que deram as boas vindas aos mais distraídos. Esta planta possui uma flor amarela muito vistosa quando em floração o que facilita a sua identificação e as suas sementes são muito apreciadas pelo Priolo no Verão. 


Folhado (Viburnum tinus)
Mesmo a seguir, é possível observar alguns folhados com as suas florescências em cacho de cor de vinho vibrante com pequenas flores rosa pálido e folhagem abundante. Esta é uma planta endémica dos Açores que se pode encontrar em todas as ilhas dos Açores com exceção da Graciosa.

A ginja-do-mato também está presente nesta área, sendo muito fácil de identificar pelo recorte e posição das suas folhas verde escuras. Os alunos ficaram a conhecê-la e descobriram a sua importância para a dieta do Priolo, visto que este se alimenta das suas flores no mês de Maio.
Ginja-do-mato (Prunus azorica)
A urze é outra planta endémica que se observou nesta área, sendo algo abundante na Floresta Laurissilva e carinhosamente conhecida como vassourinha pelas pessoas das ilhas dos Açores. Facilmente confundido por todos com a urze é o queiró, outro arbusto nativo dos Açores.
Urze (Erica azorica)
De planta em planta assim se passou uma manhã, onde os alunos descobriram a maioria das plantas endémicas e nativas desta floresta e conheceram as principais ameaças ao habitat do Priolo.
Parte da turma que participou na atividade"Descoberta da Laurissilva"
A equipa do CAP espera que todos se tenham divertido e descoberto alguns dos segredos desta floresta tão importante para os Açores. 

Descubra mais sobre a Floresta e o que está a ser feito para a conservar em http://lifelaurissilva.blogspot.pt/
  

Sem comentários:

Enviar um comentário