segunda-feira, 22 de abril de 2013

Semana cheia de atividades na Escola das Furnas


Esta foi uma semana repleta de atividades educativas nas quais participaram diversos alunos da Escola 1,2,3 JI das Furnas. 

O programa de atividades começou logo no dia 16 de Abril com os alunos mais pequenos desta instituição através de uma visita do Jaime, uma personagem das Aventuras do Priolo, já habitual nas escolas básicas de São Miguel. Cerca de 20 alunos escutaram atentamente esta aventura que tem como palco a floresta Laurissilva, na Serra da Tronqueira. Estes meninos, de uma das turmas da pré escola, descobriram então que os Priolos só podem ser encontrados na floresta e quais as plantas das quais se alimentam e dependem. Falou-se também de algumas ameaças à floresta e sobre a sua importância. Os técnicos do Centro foram presenteados no final desta atividade por uma bela canção coreografada, relembrando a chegada da Primavera aos Açores.

No mesmo dia, uma turma de 7º ano participou numa atividade da “Descoberta da Laurissilva” um pouco diferente do habitual. Os alunos desta escola dirigiram-se ao jardim de endémicas, localizado no Parque Terra Nostra (Furnas), numa colaboração entre o Centro Ambiental do Priolo e o Grupo Bensaude. Rodeados por uma vegetação luxuriante e pelas belas áreas deste jardim, estes alunos observaram e identificaram as principais características das plantas endémicas e nativas da floresta original dos Açores. Entre louros, folhados, azevinhos com as poucas bagas vermelhas que restaram da sua frutificação, ginjas-do-mato já em flor, faias-da-terra, entre outras, estes jovens ouviram ainda curiosidades sobre cada uma das espécies à sua frente.    

Alunos da Escola 1,2,3, JI das Furnas no Parque do Hotel Terra Nostra.
Esta foi uma semana em que o priolo e a floresta estiveram em destaque mas que só terminou  na sexta feira, quando várias turmas plantaram algumas espécies endémicas  no pátio desta escola, que ficou enriquecida com a beleza e singularidade de cada uma destas espécies.

A equipa do CAP e Projeto LIFE Laurissilva Sustentável agradecem o interesse demonstrado por esta escola em mostrar estas riquezas que fazem parte do património natural dos Açores aos seus alunos e também ao grupo Bensaude que tornou esta atividade possível com a sua disponibilidade em colaborar.

Sem comentários:

Enviar um comentário