terça-feira, 16 de abril de 2013

Descoberta da Laurissilva no Nordeste

No dia 10 de Abril, a manhã começou de uma forma diferente para os alunos de uma turma do secundário da Escola EBS do Nordeste que participaram na atividade “A Descoberta da  Laurissilva”, no âmbito do Programa “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro” resultado de uma parceria da SPEA com a Ciência Viva.

Esta visita teve como palco em primeiro lugar o jardim de plantas costeiras localizado no miradouro do Pelado, na Fazenda (Nordeste). Um pequeno percurso onde se podem ver urzes, faias-da-terra, entre outras.  Após uma breve explicação os alunos observaram as mudanças na vegetação a diferentes altitudes identificando assim as plantas que podem ser encontradas na floresta Laurissilva de alta e baixa altitude. A visita prosseguiu, de olhos postos na paisagem, onde mosaicos de verde contrastam com matas de Criptoméria.
Urze (Erica azorica)
Faia-da-Terra (Myrica faya)
A próxima paragem foi no Centro Ambiental do Priolo não para falar do Priolo mas sim do seu habitat, a Floresta Laurissilva de Altitude. Aqui os alunos visitaram uma pequena área com plantas endémicas escondida por entre matas de Criptómeria. Num pequeno percurso, os alunos atentos e de caneta na mão puderam, então, visualizar grandes mudanças na estrutura da vegetação que viram anteriormente bem como novas espécies de plantas.

Azevinho (Ilex perado)
Neste jardim podem ser identificadas as principais espécies de plantas endémicas e nativas que compõem a Floresta de altitude. Belos cedros-do-mato, azevinhos luxuriantes, ginjas-do-mato em proximidade com folhados, pequenos arbustos de tamujos e um sanguinho (uma novidade neste dia). A atenção virou-se ainda para algumas plantas exóticas invasoras que se observaram ao longo do percurso e que os alunos identificaram imediatamente como é o caso da conteira e alguns incensos.


Esta foi uma forma didática de mostrar a Floresta Laurissilva a estes alunos que fazem parte de um dos concelhos onde se podem encontrar as áreas de Laurissilva melhor conservadas da ilha de São Miguel.

Descubra mais sobre a Floresta e o sobre o projeto desenvolvido pela SPEA para a conservar em http://lifelaurissilva.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário