quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rota da Água de novo nas escolas




A Rota da Água é uma das várias atividades, que integram o Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, com grande solicitação por parte dos professores da ilha de São Miguel. No ano letivo de 2011/2012, foram realizadas 14 atividades da Rota da Água, abrangendo 261 alunos do 1º ciclo no total.



Esta é uma atividade muito completa que permite aos docentes complementar o currículo escolar dos seus alunos, abordando a temática da Água de uma forma prática e diferente. Desenvolve-se em três sessões compostas por uma atividade de laboratório onde diversos conceitos relacionados com o ciclo da água são desvendados pelos alunos nas diversas experiências propostas. Integra também uma visita de estudo na qual os alunos visados têm um enquadramento dos conceitos adquiridos aplicada à sua realidade local. E finalizando, uma última sessão de conclusão em que se faz um pequeno resumo de tudo o que foi visitado e aprendido.

Esquema do Ciclo da Água, realizado com o apoio dos alunos. 

Uma das paragens obrigatórias desta atividade é o Planalto dos Graminhais, onde se pode encontrar um tipo de habitat que está a desaparecer dos Açores e que enfrenta diversas ameaças – as Turfeiras. Para além do seu valor específico e função de proteção,  esta é uma área onde há uma grande retenção de água de boa qualidade que desta forma fica disponível para consumo durante mais tempo.   O Planalto dos Graminhais é uma das áreas, inseridas na ZPE Pico da Vara/Ribeira do guilherme, onde a SPEA, o Governo Regional e os demais parceiros, desenvolvem várias ações de recuperação, no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável.

Área de Turfeiras intervencionada pelo Projeto LIFE Laurissilva Sustentável  no Planalto dos Graminhais.
No mês de maio estão previstas 8 atividades da Rota da Água, tendo-se já realizado a primeira fase destas atividades na Escola Básica e Secundária do Nordeste com 3 turmas de 5º (cerca de 60 alunos). Estes alunos, para além da compreensão do percurso da água na natureza, descobriram conceitos novos e alguns já esquecidos sobre as propriedades físico-químicas da água, um solvente universal. Adicionalmente, os processos envolvidos neste ciclo fundamental à vida: evaporação, condensação, solidificação bem como algumas das funções das plantas na prevenção de desastres naturais e erosão pela água. 
Criação de soluções com diversos solutos.
Já no fim da das sessões de laboratório, constrói-se um filtro simples que permite demonstrar aos alunos o funcionamento de uma ETAR e com o qual podem perceber que algumas substâncias que podem poluir a água constituem um problema difícil de resolver.
Filtro construído nas atividades de laboratório.
A Rota da Água vai continuar a percorrer as escolas de São Miguel, estando na Povoação nas próximas semanas onde se espera sensibilizar mais jovens para a importância deste bem natural sem o qual seria impossível algum ser vivo sobreviver no planeta terra. 

Para saber mais sobre os trabalhos realizados pela SPEA para a recuperação das Turfeiras do Planalto dos Graminhais, por favor visite http://lifelaurissilva.blogspot.pt/.

Sem comentários:

Enviar um comentário