terça-feira, 28 de maio de 2013

II edição da Feira da Saúde na Povoação

O Centro Ambiental do Priolo (CAP) participou na segunda edição da Feira da Saúde da Povoação. Este foi um evento organizado pela Equipa de Saúde Escolar da Povoação no passado dia 21 de Maio e no qual centenas de crianças Povoacenses visitaram os cerca de 15 stands das diversas entidades convidadas a dinamizar o espaço do Pavilhão Gimnodesportivo da Povoação.
 
 Durante este dia foi possível visitar o stand do Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR (SEPNA), o Grupo de Permacultura de São Miguel e o Centro De Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa da Povoação, entre outros,  e o pequeno stand do CAP  onde a animação e curiosidade dos mais jovens foi o que mais se destacou.
Stand da SPEA na II Feira da Saúde da Povoação
Entre as várias actividades pensadas para divertir e ensinar os alunos mais jovens do concelho da Povoação sublinha-se a utilização de algum material ótico disponível no local para observar o priolo, escondido algures no pavilhão, descobrir alguma avifauna presente na foz da Ribeira da Povoação
Algumas atividades desenvolvidas na Feira da Saúde da Povoação pela equipa da SPEA. Ao cimo: Descubra o Priolo e em baixo: Observação de aves na foz da ribeira da Povoação.
 e a exposição de algumas plantas produzidas nos viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável desenvolvidado pela SPEA e parceiros na ZPE Pico da Vara /Ribeira do Guilherme para aproximar estes jovens da floresta Laurissilva - um habitat que pode ser encontrado nas Terras do Priolo e que alguns destes alunos desconhecem ainda.
 
Pormenor de algumas das plantas expostas no Stand da SPEA.
Neste dia, decorreu ainda o já conhecido concurso de sopas que atrai muitos alunos e população local a este evento,  e que veio enriquecer os sentidos mesmo os dos mais  distraídos, à hora de almoço. No total foram 23 sopas a concurso demonstrando os dotes culinários de algumas turmas da Escola Básica e Secundária da Povoação e do CAO da Santa Casa da Povoação.  Ainda num clima de boa disposição os alunos perceberam que embora muito saborosas as spas não fazem parte da dieta do Priolo mas sim algumas das plantas da floresta Laurissilva dos Açores, como é o caso da uva-da-serra uma deliciosa iguaria que alguns desconheciam.
 
A equipa técnica da SPEA agradece o convite e faz votos que este evento se repita por muitos anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário