segunda-feira, 25 de março de 2013

“Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro” já arrancou

O programa de atividades “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro” , coordenado pela SPEA no âmbito do programa Ciência Viva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica já se iniciou em São Miguel. Esta iniciativa visa envolver os alunos do ensino secundário e profissional de nível III das escolas dos concelhos de Nordeste e Povoação e fomentar a sua familiarização com as espécies e habitats naturais prioritários destes dois concelhos, bem como o trabalho de conservação que tem sido desenvolvido desde 2003 na área da Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através de diversas atividades com componentes teóricas e práticas.

No âmbito deste programa, foram já realizadas, no final de Fevereiro, palestras introdutórias em 4 escolas dos dois concelhos (Escola EBS do Nordeste, Escola EBS Povoação, Escola Profissional do Nordeste e Escola Profissional da Povoação) envolvendo cerca de 200 alunos. 
Auditório Municipal da Povoação, onde se realizou a palestra introdutória do Programa, no dia 22 de Fevereiro de 2013.
No mês de Março, iniciou-se a atividade “Valor dos Ecossistemas” que pretende dar a conhecer alguns aspetos do funcionamento dos ecossistemas aplicados à realidade dos Açores e que será concluída nos próximos meses pela apresentação de trabalhos realizados por duas turmas de 10º e 11º da Escola Básica e Secundária da Povoação.



Mais recentemente, o Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional do Nordeste, que se encontra no seu último ano, visitou os viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, tendo realizado uma pequena ação de voluntariado contribuindo para os trabalhos de manutenção necessários na altura.

Voluntariado nos Viveiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável  realizado pelos alunos da Escola Profissional do Nordeste.
Este programa vai continuar com mais atividades ao longo do ano, pretendendo-se permitir aos alunos envolvidos um conhecimento mais aprofundado  dos valores  naturais dos Açores, nomeadamente sobre a Floresta Laurissilva, um ecossistema ameaçado e sobre o qual a SPEA e parceiros têm desenvolvido um enorme esforço de conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário