terça-feira, 25 de novembro de 2014

“O Cagarro vai à Escola” no Faial da Terra

O Centro Ambiental do Priolo, através do seu programa escolar, levou hoje, 25 de novembro, à EB1/JI Faial da Terra a atividade “O cagarro vai à Escola”. Esta atividade pretende dar a conhecer, junto das camadas mais jovens, o Cagarro (Calonectris diomedea borealis), umas das espécies de aves marinhas mais emblemáticas nos Açores.



 Durante a manhã, o técnico da SPEA Carlos Silva explicou aos alunos do Jardim de Infância e 1º ciclo do Faial da Terra, num total de 27, o que é o Cagarro, o que come, onde vive e como podemos ajudar esta espécie. Estes alunos tiveram a oportunidade de ouvir o som dos cagarros, ver fotos de cagarros adultos e juvenis e também alguns vídeos de cagarros a alimentarem-se e a voltarem para os ninhos. 


Foi-lhes também explicado os perigos que enfrentam os cagarros, nomeadamente no que diz respeito à predação de ninhos por outros animais. Para além disso, o técnico falou-lhes da campanha SOS Cagarro e do porquê de caírem os juvenis de cagarro quando abandonam os ninhos. 



Nesta última parte, os alunos ficaram a saber como cada um deles pode ajudar um cagarro quando este cai e tiveram ainda a oportunidade de praticar como recolher um cagarro caído à noite e como o libertar de manhã. No final os alunos do 1º ciclo cantaram uma canção original sobre a vida do cagarro, que incluía gestos!





O Centro Ambiental do Priolo agradece às professoras o interesse demonstrado e aos alunos pela atenção e participação. Esperamos voltar a encontrar-vos noutras atividades. Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário