terça-feira, 25 de novembro de 2014

IX Jornadas do Priolo com nota positiva

Este ano, o concelho do Nordeste foi o lugar escolhido para acolher as IX Jornadas do Priolo, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo, sendo uma iniciativa integrada no projeto LIFE+ Terras do Priolo.

Este evento teve como principal objetivo informar e aproximar a população da Natureza dos Açores, o seu valor e importância da sua conservação tendo decorrido num dos dois concelhos que formam as Terras do Priolo (Nordeste e Povoação).  Durante o dia 21, cerca de 260 pessoas assistiram às palestras integradas no vasto programa destas Jornadas, na sua maioria jovens pertencentes à comunidade escolar do Nordeste mas também de outros concelhos da ilha como a Ribeira Grande e Ponta Delgada. A organização contou com o apoio da Escola Básica e Secundária do Nordeste, Escola Profissional do Nordeste e da Câmara Municipal do Nordeste. Contou ainda com a participação de várias entidades que enriqueceram o programa de palestras do dia 21 de novembro, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, Parque Natural de Ilha de São Miguel, Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, Observatório Microbiano dos Açores, Cresaçor, para além da SPEA.


No fim da tarde do dia 22 de novembro, fez-se uma pequena apresentação sobre o projeto LIFE+ Terras do Priolo sempre com o tema da sustentabilidade subjacente. Novas áreas de intervenção, novas técnicas e testes aplicados à conservação do habitat do priolo, manutenção de áreas e continuação da divulgação e sensibilização ambiental bem como promoção de um turismo sustentável nas Terras do Priolo são algumas das ações deste projeto coordenado pela SPEA desde junho de 2013 em parceria com o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente.

Finalmente no dia 23, Dia Mundial da Floresta Autóctone, foi organizada uma ação de voluntariado que aliou a boa disposição à vontade de contribuir para a conservação de um habitat natural dos Açores, a Laurissilva. Nesta plantação participaram 14 escuteiros e 2 chefes do Agrupamento da Pedreira, Nordeste, que durante a tarde plantaram cerca de uma centena de plantas da Laurissilva dos Açores. Estes jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, contribuíram desta forma para a recuperação de uma pequena área de floresta nativa dos Açores e tiveram ainda a oportunidade de no fim celebrarem antecipadamente os 21 anos da SPEA que se celebram no dia 25 de novembro.

                                     
A organização agradece a todas as pessoas e entidades que permitiram mais uma excelente edição destas jornadas numa altura em que passaram 10 anos da primeira edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário