sexta-feira, 6 de junho de 2014

Concurso "Áreas e Recursos Naturais dos Açores" na EBS Povoação

Decorreu durante o mês de maio na Escola Básica e Secundária da Povoação  um concurso para a criação de maquetes como forma de dar relevo ao ensino das artes e tecnologias no despertar atividades, técnicas empreendedoras e criativas. 


Este concurso estava enquadrado no Projeto ECO Escola, e contou com a colaboração da docentes da disciplina de EVT - Educação Visual e Tecnológica em parceria com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves. Os trabalhos foram realizados por grupos de alunos do 2º ciclo do Ensino Básico, orientados por professores de Educação Visual e Tecnológica, Clube de Artes e/ou Cidadania. 


 Os trabalhos tiveram como tema “Áreas e Recursos Naturais dos Açores”, como por exemplo o Vulcão dos Capelinhos, Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo, Caldeiras das Furnas, Floresta da Tronqueira, Pico da Vara, etc. A construção destas maquetes foram feitas com o recurso a materiais naturais e recicláveis. 

O objetivo deste concurso foi promover o saber tradicional, cultural e artístico relacionado com as áreas e recursos naturais. Assim, seria possível observar a aplicação de conhecimentos científicos pedagógicos e aprendizagens adquiridas na escola e fora dela, transferindo valores e respeito pelo meio ambiente e pelo património histórico natural que nos rodeia. 


Os grandes vencedores do concurso foram um grupo de 5º ano com a maquete com a Lagoa das Furnas e um grupo do 6º ano com a maquete do Ilhéu de Vila Franca do Campo.


A SPEA dá os parabéns aos vencedores e a todos os participantes pelo interesse e criatividade demonstrados, assim como aos docentes envolvidos em todo o processo criativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário