terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Role Play na escola

O Programa Escolar continuou a semana passada com mais atividades na Povoação.

Desta vez, a atividade escolhida foi o “Role Play”. Esta atividade começa a ter cada vez maior solicitação por parte dos docentes e leva os alunos a encarnar personagens e a discutir alguns temas relacionados com conservação e áreas protegidas.

Na atividade realizada na quarta passada, os alunos dividiram-se em grupos e defenderam as opiniões de personagens tão diferentes como: um político, um agricultor, um membro de uma ONG e o dono de uma Agência de Viagens. Foi-lhes pedido que encontrassem vantagens e desvantagens, sempre na perspetiva das suas personagens, na existência de uma área protegida.

Organização das diferentes perspetivas

No caso dos alunos da Povoação, esta situação é facilitada pela existência da Zona de Proteção Especial (ZPE) Pico da Vara/Ribeira do Guilherme. Uma área protegida com mais de 6000 hectares, nos concelhos da Povoação e Nordeste, e integrada ainda no Parque Natural de Ilha de São Miguel.


Os participantes puderam compreender as vantagens e desvantagens, segundo diferentes pontos de vista, da existência de uma área com estas características, passando pelos custos de manutenção, benefícios ambientais que se refletem também na qualidade de vida para a população, fomento do turismo e economia locais e claro a sua importância na conservação de espécies e habitats prioritários, como é o caso do Priolo, da Floresta Laurissilva e das Turfeiras do Planalto dos Graminhais.

Serra da Tronqueira, integrada na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme


Turfeiras do Planalto dos Graminhais, integradas na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme

Esta atividade serve ainda para ajudar estes alunos a organizar os seus pensamentos e a fundamentar as suas ideias de uma forma organizada e coerente.

Atividade de Role Play na EBS da Povoação

O nosso agradecimento aos docentes e à Escola Básica e Secundária da Povoação.

Sem comentários:

Enviar um comentário