quinta-feira, 23 de abril de 2015

Alunos de Ponta Garça surpreendidos pelo priolo

Alguns alunos da Escola Básica Integrada de Ponta Garça visitaram ontem o Centro Ambiental do Priolo. Esta atividade integra-se no Programa Escolar do centro, no âmbito de uma das ações do projeto LIFE Terras do Priolo e permitiu que 6 alunos  de uma das turmas do programa Oportunidades  desta escola pudessem visitar o habitat do priolo e saber muito mais sobre esta ave tão especial.

A visita começou logo no início da manhã, com o visionamento de um pequeno documentário no Centro. Depois os alunos, participaram na atividade "Descoberta das Aves", onde descobriram algumas das espécies residentes dos Açores, inclusivamente sobre o Priolo que só pode ser encontrado nos concelhos da Povoação e Nordeste.
Primeira atividade do dia - Descoberta da Laurissilva. Foto Andreia Amaral

Os alunos foram ainda a uma pequena área de plantas endémicas e nativas  perto do Centro Ambiental do Priolo e na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro. Neste pequeno percurso, o grupo teve oportunidade de observar algumas das plantas que se encontram na Floresta Laurissilva e foi surpreendido pela presença de alguns priolos que se alimentavam da flor do azevinho, uma das plantas endémicas dos Açores que faz parte da dieta do priolo nesta altura do ano.

Alunos na entrada do Jardim de Endémicas, perto do Centro Ambiental do Priolo. Foto Ana Mendonça
Um dos Priolos que cumprimentou o grupo de Ponta Garça. Foto Andreia Amaral


Após toda a emoção de ver priolos pela primeira vez, os alunos almoçaram e dirigiram - se a Santo António de Nordestino aos viveiros de Produção de Plantas do Projeto LIFE Terras do Priolo. Aqui foi-lhes explicado o processo de produção de plantas nativas e endémicas dos Açores, e a sua importancia na recuperação da Floresta Laurissilva.
Visita aos viveiros de produção de plantas nativas do projeto LIFE Terras do Priolo. Foto Ana Mendonça

A equipa do CAP faz votos que esta turma tenha gostado da sua visita e agradece à Escola Básica e Integrada de Ponta Garça pelo seu interesse em realizar esta atividade.
Grupo que esteve nas Terras do Priolo. Foto Ana Mendonça



1 comentário:

  1. Bom Dia!
    Somos a turma OPI de Ponta Garça e queremos agradecer por nos terem dado a oportunidade de conhecer o Centro Ambiental do Priolo. Também gostamos de ver as plantas endémicas , as nativas e algumas exóticas. Além disso gostamos muito da t-shirt que nos ofereceram, mas o que nós adoramos foi ver o Priolo tão “riquinho”.
    Até à próxima e muito OBRIGADO

    ResponderEliminar