quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mais uma “Descoberta da Laurissilva” nos viveiros da SPEA

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP) levou hoje, 14 de abril, a segunda turma de alunos da turma de Formação de Operador Florestal da Escola Profissional da Povoação para conhecerem as plantas que compõem a Floresta natural dos Açores: a Laurissilva.


Esta atividade é composta por uma visita de estudo que leva os alunos participantes a uma das áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Priolo e LIFE Laurissilva Sustentável – Labaçal. Aqui se podem observar os resultados de pelo menos 10 anos de trabalhos de recuperação, que incluem remoção de plantas exóticas (por exemplo conteira e incenso), plantação de várias espécies nativas da Floresta Laurissilva e recuperação da área. 


No entanto, devido ao mau tempo que uma vez mais se fez sentir, a visita foi realizada nos viveiros da SPEA, localizados na Estrada Regional da Lomba do Loução, Povoação. Nesta vista, os alunos puderam conhecer a estufa e as diversas espécies de plantas endémicas produzidas para serem plantadas nas áreas recuperadas pela SPEA. O técnico responsável pela estufa, Filipe Figueiredo, explicou todo o processo de produção de plantas em viveiro, os cuidados a ter e o tempo de crescimento de cada planta.


Depois os alunos visitaram a parte exterior dos viveiros, onde puderam identificar, com a ajuda dos técnicos da SPEA as diversas espécies endémicas e nativas plantadas na área circundante.


Agradecemos desde já o apoio e interesse da Escola Profissional da Povoação e dos seus docentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário