quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Construir um Ecossistema" voltou à escola do Nordeste

Na passada semana o Centro Ambiental do Priolo (CAP) levou à Escola Básica e Secundária do Nordeste a atividade "Construir um Ecossistema". Durante dois dias a equipa técnica do CAP trabalhou com as quatro turmas do 6º ano, cerca de 80 alunos, com o intuito de construir um ecossistema diferente e sustentável com cada uma das turmas.



A atividade "Construir um Ecossistema" consiste na criação de um modelo em miniatura de um ecossistema que deverá ser acompanhado pela turma. Durante esta, os alunos tiveram a oportunidade de relembrar conceitos como: saturação, evaporação e o processo de desenvolvimento as plantas assim como os elementos necessários para que elas sobrevivam. Falou-se ainda da importância dos diferentes ecossistemas bem como as suas características. As relações entre os diferentes elementos foram referidas e foi interessante constatar como os alunos conseguem descrever ecossistemas próximos da sua zona de residência. Habitats com ecossistemas próprios como é o caso das turfeiras e da floresta Laurissilva foram utilizados como exemplos.


É neste contexto que cada turma construiu um ecossistema diferente, colocando dentro de um aquário de vidro terra e uma planta, num caso, turfeira noutro e ainda terra e sementes num terceiro caso. Em todos os aquários foi colocado um pequeno lago artificial. Depois os aquários foram selados e deixados num local exposto à luz direta do sol.


Com este pequeno projeto, pretende-se que os alunos acompanhem o desenvolvimento dos seus ecossistemas e anotem as diferenças que neles ocorrem. E compreendam desta forma a função de cada um dos elementos que fazem parte dos ecossistemas e sem os quais estes não podem funcionar.


Agradecemos desde já o interesse demonstrado pelos alunos e professores da EBS Nordeste.


Sem comentários:

Enviar um comentário