terça-feira, 25 de março de 2014

SPEA comemora o Dia da Árvore com escolas do Nordeste e Povoação

Como já vem sendo habitual, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) procura sempre que possível participar na comemoração de datas importantes para o ambiente, o Dia da Árvore, 21 de março, não poderia ser exceção.

Este ano as atividades começaram logo no início da semana no dia 19 de março com os mais pequenos, na Escola Básica da Povoação. Em que cerca de cem alunos visitaram a exposição “Uma Floresta, um Futuro” e viajaram pelo mundo do priolo, muitos deles tendo desta forma o seu primeiro contacto com as plantas da Floresta Laurissilva.

Ainda no mesmo dia e seguindo um trabalho que já vem sendo habitual, alguns alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação dirigiram-se aos Viveiros de produção de plantas nativas do Projeto Terras do Priolo onde colaboraram com os trabalhos a decorrer no viveiro no momento.

A semana terminou com algumas saídas de campo com turmas da Escola Básica e Secundária do Nordeste no âmbito da atividade “Descoberta da Laurissilva”. Desta forma, os alunos de duas turmas de 5º ano puderam conhecer as plantas que se encontram no Miradouro do Pelado (Fazenda) e mais tarde aquelas que se podem observar no Jardim de Endémicas anexo ao Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro.


A Floresta é um bem essencial que deve ser protegido. A floresta dos Açores, designada por Laurissilva, é uma floresta fóssil onde podemos encontrar diversas espécies de plantas únicas e raras algumas das quais importantes para o Priolo (outra espécie única dos Açores).

Obrigado a todos por terem participado ! 

Sem comentários:

Enviar um comentário