segunda-feira, 3 de março de 2014

Priolo avistado durante atividade do Programa Escolar

No dia 24 de fevereiro realizou-se mais uma atividade do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, "Descoberta da Laurissilva", com a turma do 1º ano de Auxiliar de Saúde, da Escola Profissional da Povoação. 

Esta atividade levou os alunos à Tronqueira para visitar uma das áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável – Labaçal. Aqui podemos observar os resultados de pelo menos 10 anos de trabalhos de recuperação, que incluem remoção de plantas exóticas (por exemplo conteira e incenso), plantação de várias espécies nativas da Floresta Laurissilva e recuperação da área. 


Com esta atividade os alunos aprendem a identificar algumas das espécies vegetais ai presentes mas também compreendem a importância deste tipo de ação de conservação não só para o Priolo, mas também para todas as outras espécies que partilham o seu habitat, para a recuperação da própria floresta Laurissilva e até para as populações.


Durante esta visita e para grande espanto e alegria de todos os presentes fomos presenteados com a presença de dois Priolo, que andaram a esvoaçar com grande à vontade. Com esta aparição surpresa, foi possível explicar aos alunos um comportamento raro no Priolo:  o Fernstripping. 

O Fernstripping é a utilização de fetos como alimento e o Priolo é a única ave na Europa e na Ásia com este comportamento. O feto é um alimento pouco nutritivo e tendo em conta a restante dieta do Priolo (flores, frutos e sementes) acredita-se que este comportamento deve-se ao fato de existir poucos recursos na Floresta na altura do ano em que o Priolo recorre a este alimento - o inverno.


Agradecemos desde já a colaboração dos alunos e professores da Escola Profissional da Povoação e do interesse demonstrado ao longo da atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário