segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Programa escolar já começou na Povoação

Mais um ano lectivo começou, mais actividades foram programadas. Continuando o trabalho dos últimos anos, a SPEA e o Centro Pedagógico da Povoação continuam as suas actividades de educação ambiental, no viveiro de plantas nativas dos Açores na Povoação. Foram marcadas 16 actividades de divulgação e voluntariado com a escola, durante o primeiro período (até Dezembro). As actividades incidem sobre a flora local, incentivando os alunos a aprender um pouco como seria a floresta antes dos povoadores chegarem aos Açores e se ter iniciado a utilização da floresta nativa para múltiplos fins levando em muitos locais ao seu desaparecimento. O problema das plantas invasoras introduzidas é igualmente abordado, sendo que os alunos conseguem muitas vezes identificar alguns dos problemas causados por estas espécies.

O principal foco destas actividades é a produção de plantas nativas, desde o tratamento de sementes, sementeiras, repicagens (mudança de plantulas para o vaso definitivo) e transportes de plantas para o exterior. Os alunos colaboram na realização destas tarefas, e ao longo do ano lectivo vão tendo maior experiência e autonomia.

A SPEA agradece aos mais de 50 alunos do centro pedagógico, professores e monitores que participaram durante o ano lectivo passado, a ajuda e a oportunidade de demonstrar o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho da Povoação e espera que o novo ano traga o mesmo entusiasmo e sucesso nesta colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário