sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween com as aves

Celebra-se hoje, 31 de outubro, o dia de Halloween, evento que animou hoje diversas escolas, incluindo a EB JI das Furnas. Escola esta que recebeu pela segunda vez nesta semana a visita da equipa da SPEA para mais uma das atividades do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo. Muito embora a decoração dos corredores e salas de aula passasse pelas bruxinhas e teias de aranha típicas desta data, o tema escolhido pelo docente das turmas de 8ª ano nesta escola versava sobre a biodiversidade, mais especificamente as aves dos Açores.

Desfile de Halloween da EB JI das Furnas.
A atividade “Descoberta das Aves” é uma ótima opção para introduzir a discussão sobre este grupo vasto do Reino Animal. Nesta atividade, os alunos descobrem algumas das características únicas das aves, desde as penas, adaptação ao voo, bico entre outras coisas. Fala-se ainda de alguns conceitos importantes como é o caso das espécies exóticas e endémicas. Pergunta-se aos alunos o que são aves migradoras, espécies residentes e inclusivamente falamos nas aves que não voam. As aves dos Açores são identificadas e há espaço para conversar sobre algumas espécies de aves referidas pelos alunos, as quais às vezes são de origens bem distantes como é o caso do Albatroz, uma das aves indicadas pelos alunos numa das sessões que se realizaram durante a manhã e início da tarde.
Atividade "Descoberta das Aves".
Estas sessões são ainda enriquecidas com a identificação de aves noturnas, diurnas, limícolas, marinhas e terrestres. Conceitos como dimorfismo sexual não ficam esquecidos e exemplos são referidos para que tudo se torne claro. 

Uma das características mais marcantes nas diferentes espécies de aves é o seu canto e este não pode deixar de ser referido. Os alunos ficaram surpreendidos pela variedade de cantos que existe na natureza e mesmo nas aves dos Açores. Foram ouvidos cagarros, gaivotas, mochos e até estorninhos. Tendo ficado para o fim o canto do priolo, um assobio bem distintivo.



No fim das atividades, houve ainda tempo para uns momentos lúdicos em que os alunos da escola concretizaram um desfile com a temática do Halloween muito bem conseguido. E com um júri muito bem caracterizado.

Júri do Desfile de Halloween.
A SPEA vai voltar às Furnas na próxima semana e lá estará a mostrar aos alunos desta escola mais plantas e aves dos Açores. Saiba mais mais sobre a SPEA e o trabalho que desenvolve nos Açores em http://life-terrasdopriolo.spea.pt/pt/

Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário