quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atividade de Role Play “A Conservação de um ecossistema”


O programa “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro”,  destinado a alunos do Secundário e nível de Ensino Profissional III das escolas de São Miguel, decorre pela primeira vez nos Açores no ano letivo 2012/2013 e resulta de uma parceria bem sucedida entre a SPEA e a Ciência Viva. No âmbito deste programa prevê-se a participação de cerca de 700 alunos nas cerca de 32 atividades planeadas este ano letivo. 

A atividade de Role Play “A Conservação de um ecossistema” integra o conjunto de atividades que compõem este programa e serve como conclusão das visitas de estudo realizadas pelas turmas participantes. Assim, os alunos são convidados a assumir o papel de diferentes agentes locais e regionais e estruturar as opiniões das suas personagens sobre a existência de uma área protegida no seu território. É utilizada como exemplo  a existência da ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, com a qual os alunos estão familiarizados devido à sua proximidade e pelo trabalho desenvolvido pela SPEA e os parceiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável. Os alunos são convidados a preencher uma análise SWAT, onde constam pontos positivos e negativos, facilitando então o debate que se segue sobre o mesmo tema. Nesta atividade são tratadas questões sociais, económicas e ambientais mostrando aos alunos que às vezes é difícil chegar a um consenso quando se tratam temas como o proposto e entidades de várias naturezas e com diferentes interesses, simulando o processo participativo utilizado durante a candidatura das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável, outra ação deste projeto LIFE.


Esta atividade decorreu no dia 13 de Maio na EBS da Povoação, onde uma turma de 11º ano se debateu com estas problemáticas, sob orientação de um dos técnicos do Centro Ambiental do Priolo. Ouviram-se as convicções de um político, em representação do Governo Regional; o dono de uma Agência de Viagens, responsável por defender os interesses do sector turístico; um Agricultor descontente que exponha o ponto de vista de uma associação do sector agrícola; uma ONG também esteve presente neste debate e o comércio tradicional de retalho através de um dono de Supermercado exigente. Após alguma controvérsia gerada pelos papéis escolhidos pelos alunos, chegou-se mesmo a acertar alguns pontos de vista comuns e definir uma pequena estratégia com vista à manutenção da área protegida em equilíbrio com os todos aspetos discutidos. Esta passava pela promoção do alojamento rural em detrimento de grandes hotéis, manutenção das áreas protegidas com parcerias entre as ONGs e o Governo, fomento de atividades desportivas nestas áreas embora com um aumento da fiscalização, utilização sustentável dos recursos naturais dos Açores e a formação adequada de operadores turísticos sobre as questões ambientais e valores naturais dos Açores, entre outros.

Esta é sem dúvida uma forma diferente de sensibilizar estes jovens no que se refere às questões inerentes à gestão de áreas naturais, bem como da existência de projetos de conservação como é o caso do LIFE Laurissilva Sustentável, e em que os jovens aprendem a estruturar as suas ideias de uma forma organizada tendo em conta diversos contextos e perspectivas.

Para além da EBS da Povoação , esta atividade já foi realizada na Escola Profissional do Nordeste e será concluída na Escola Profissional da Povoação, onde se espera que os resultados sejam tão bons como os atingidos nestas duas escolas. 

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