Os alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica da Povoação juntaram-se à SPEA no passado dia 22 de Maio para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade. Este foi proclamado pela primeira vez pelas Nações Unidas em 1992 e pretende alertar a todos a importância da preservação da biodiversidade e que melhor lugar que lugar para comemora-lo do que na ilha de São Miguel, onde existe uma das aves mais raras da Europa – O priolo?
O Projeto LIFE Laurissilva Sustentável tem, ao longo deste ano letivo, mantido uma parceria com este centro e permitindo que vários alunos desenvolvam ações de voluntariado semanais nos viveiros de produção de plantas do projeto.
Algumas das espécies produzidas nos viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável. |
Numa iniciativa diferente do habitual, uma turma de 10 alunos foi convidada a plantar algumas espécies de plantas endémicas e nativas numa área já intervencionada por este projecto em prol da conservação do Priolo e onde foram removidas diversas espécies invasoras, como é o caso do incenso, conteira e cletra.
Alguns alunos ajudaram a equipa de campo do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável. |
Assim, com entusiasmo e no final muito cansados, estes alunos plantaram cerca de 500 plantas, entre louros, faias, patalugos, pau branco e ginjas-do-mato, alguns deles até fizeram bolhas nas mãos de tanto pegar no sacho.
Plantação quase concluída no Dia Internacional da Biodiversidade. |
Estas visitas têm como objectivo mostrar em primeira mão, o trabalho realizado pela SPEA no que diz respeito ao controlo de espécies invasoras e seguidamente a plantação. É necessário ainda referir que algumas das plantas utilizadas nesta plantação foram repicadas por estes alunos.
Trabalho de voluntariado pelos alunos CP da EBS da Povoação. |
A SPEA agradece a colaboração e a disponibilidade da Escola Básica da Povoação, que de entre inúmeras actividades já repicaram cerca de 5000 plantas e plantaram mais de 1000 nas áreas de intervenção.
Saiba mais sobre este projeto em http://lifelaurissilva.blogspot.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário