quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Descoberta da Laurissilva e Conto do Jaime na Escola de Água de Pau

No passado dia 12 e 13 de outubro, a equipa do Centro Ambiental do Priolo (CAP) deslocou-se à Escola Básica Integrada de Água de Pau, Lagoa, para desenvolver as atividades "À Descoberta da Laurissilva" com turmas do 3º ciclo e "O Conto do Jaime" com turmas do 1º ciclo. Foi também montada na Escola de Água de Pau a exposição "Uma Floresta, Um Futuro" que ficará exposta até ao próximo dia 21 de outubro no hall de entrada desta escola.

No dia 12 de outubro a equipa técnica do CAP deslocou-se à Escola de Água de Pau para realizar a atividade "À Descoberta da Laurissilva". Esta atividade, através da exposição "Uma Floresta, Um Futuro" pretende aumentar o conhecimento sobre as espécies que compõem a Floresta Laurissilva dos Açores, aprender a identificar as plantas endémicas, bem como algumas exóticas existentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e que ameaçam a conservação da Floresta Laurissilva.


Ao longo de todo o dia foram cerca de 100 alunos os que passaram pela exposição para realizarem esta atividade. Tendo em conta que a Escola tem no seu jardim várias espécies endémicas e nativas da Floresta Laurissilva dos Açores, os alunos puderam ver e tocar em espécies raras e assim aumentar os seus conhecimentos sobre as plantas endémicas dos Açores. Entre as espécies presentes no jardim da Escola Básica, encontravam-se: o Louro, a Ginja-do-mato, o Azevinho, o Cedro-do-mato, a Urze, o Sanguinho, a Faia-da-terra e o Pau-branco.


No dia 13 de outubro foi a vez dos mais novos. O Centro Ambiental passou o dia com algumas turmas do 1º ciclo daquela escola, que estiveram a ouvir "O Conto do Jaime". Esta atividade consiste em contar a histório do Priolo Jaime, um jovem Priolo que parte numa aventura para descobrir a Serra da Tronqueira. Nesta atividade tivemos a participação de cerca de 88 alunos.


"O Conto do Jaime" não consiste apenas em contar uma história, é pedido às crianças que participem da história com gestos e sugestões de forma a dar maior vida ao conto e a transmitir conhecimentos que depois podem ser utilizados pelos alunos no seu dia-a-dia.


A equipa do Centro Ambiental do Priolo agradece a todos os professores e alunos, que estiveram presentes nestas atividades, pelo interesse demonstrado e pela colaboração. O nosso muito obrigada e até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário