Terminou ontem, 1 de
novembro, a formação “ Educação Ambiental por Terras do Priolo. Uma ação de 25h
que resultou de uma parceria entre a SPEA e o Centro de Formação da Escola
Básica e Secundária do Nordeste.
Esta formação foi
frequentada por 18 participantes, docentes de várias escolas da ilha de São
Miguel e com diversas áreas de interesse como é o caso da Geologia, Psicologia,
Ciências e Matemática, Físico-Químicas e Educação Física. E compôs-se de vários
módulos que incluíram várias temáticas relacionadas com o património natural e
geológico dos Açores e com fauna e flora dos Açores. Uma parte foi ainda
dedicada à apresentação de diversos projetos de conservação na maioria
coordenados pela SPEA nos Açores em prol da conservação do priolo, “essa ave
que todos ouvimos falar mas nem todos sabemos o que é” , citando a formadora
desta ação.
Uma das sessões de formação. |
Cumprindo um dos
objetivos principais desta formação foram apresentados diversos materiais de consulta,
websites e bibliografia aconselhada para o enriquecimento destes professores
nestas temáticas. E os formandos puderam ainda realizar algumas atividades que
se integram no Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, como é o caso da
atividade “De Ossos nas Mãos”.
Foi organizada uma saída
de campo com objetivo de permitir que todos pudessem ver no campo o resultado
de algumas das ações de recuperação realizadas na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do
Guilherme para o aumento da área de Floresta e preservação da Laurissilva dos
Açores e observar no campo espécies de plantas e animais referidos durante as
sessões da formação. A visita permitiu ainda conhecer o Centro Ambiental do
Priolo e as áreas envolventes.
Saída de Campo. |
O dia de ontem foi
dedicado à avaliação dos trabalhos realizados pelos docentes e a quem foi
pedida a criação de uma atividade que pudesse ser incluída nas suas aulas de
forma a consolidar conhecimentos obrigatórios nos currículos escolares dos
alunos, utilizando sempre os recursos naturais dos Açores como exemplo.
Sessão de avaliação dos trabalhos. |
Foram diversas as propostas e houve mesmo quem criasse jogos que posteriormente ofereceu ao Centro Ambiental do Priolo enriquecendo desta forma a área destinada às crianças deste centro de interpretação.
Algumas das atividades criadas colocadas no Centro Ambiental. |
Convívio no final da formação.
Esta formação foi a
segunda do género, desenvolvida pela SPEA, e tem-se revelado uma forma muito
positiva de ajudar os docentes a criar uma consciencialização ambiental dos
seus alunos visto que também eles descobrem coisas que não tinham tido
oportunidade anteriormente, adquirem novos conhecimentos e consolidam
informações que já tinham.
O nosso obrigado pelo convite e bom trabalho a todos
os educadores e docentes !
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