Esta semana o Programa Escolar levou à EBS da Povoação a atividade “Plantas na Escola”.
“Plantas na Escola” foi realizada com os alunos das turmas do 5º e 6º anos da Escola Básica e Secundária da Povoação. Os 107 alunos que realizaram a atividade ao longo da semana aprenderam a identificar algumas das plantas que fazem parte da floresta Laurissilva e que foram produzidas nos viveiros de produção de plantas nativas, do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, que a SPEA tem na Povoação.
Na atividade realizada, foram mostradas aos alunos as plantas qua fazem parte da Floresta natural dos Açores, as vantagens da sua preservação e as suas principais características, assim como as diferenças entre uma planta endémica, que só existe num determinado lugar, e uma planta invasora, que foram introduzidas pelo homem e ocupam o espaço das plantas que já cá estavam quando o Homem chegou às ilhas.
Depois desta explicação, os alunos dividiram-se em grupos junto às diversas plantas endémicas e nativas da Laurissilva para tentarem adivinhar o nome das mesmas.
No final da atividade os alunos demonstraram ter percebido as vantagens de proteger as plantas endémicas e nativas da floresta Laurissilva, como por exemplo o azevinho (Ilex perado azorica), o louro (Laurus azorica), e a uva da serra (Vaccinium cylindraceum) entre outras, para a conservação do habitat do Priolo e para toda a população.
Deixamos desde já o nosso muito obrigada à docente da disciplina de EVT da Escola Básica e Secundária da Povoação.
A equipa da SPEA irá continuar a fazer atividades ao longo de todo o mês. Saiba mais sobre o programa escolar do Centro Ambiental do Priolo através do link .
Sem comentários:
Enviar um comentário