segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia da Árvore na Povoação

O dia da árvore, comemorado no dia 21 de Março, marca o início de um novo ciclo com a chegada Primavera e tem sido escolhido pela SPEA para divulgar as ações de conservação desenvolvidas em algumas áreas da Floresta Laurissilva nos Açores e dar a conhecer aos mais jovens algumas das plantas que constituem esta floresta natural. Este ano as condições atmosféricas não permitiram a realização das habituais plantações e visitas aos viveiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável no entanto o Centro Ambiental do Priolo (CAP), em colaboração com a Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas, participou na Feira da Primavera.
Este evento contou com uma manhã cheia de atividades em que os alunos desta escola puderam encarnar o papel de feirantes, vendendo diversos tipos de produtos que eles próprios fabricaram com a ajuda dos seus docentes e encarregados de educação, trocando-os por uma moeda própria o Ouricalco, um metal originário da Atlântida que inspirou estes jovens numa manhã.
 
 
Em paralelo, a equipa do CAP com o apoio do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável realizou a atividade “Descoberta da Laurissilva” em que participaram alunos de 7º, 8º e 9º num total de quase 70 alunos. Uma plantação de plantas endémicas e nativas da Floresta Laurissilva no espaço exterior de recreio desta escola fez parte do programa animado desta Feira mas limitada pelas condições atmosféricas.
 
 


Em suma, esta foi uma iniciativa original da Escola Básica 1,2,3/JI das Furnas que além de proporcionar aos seus alunos conhecimentos práticos que serão úteis na sua vida quotidiana permitiu àqueles que ainda desconheciam a Floresta Laurissilva e a sua importância enquanto habitat protegido e essencial para a sobrevivência do Priolo identificar algumas das espécies de plantas que a constituem, como é o caso do azevinho, cedro-do-mato, urze, ginja-do-mato, louro, fetos, patalugo entre outras.

A equipa da SPEA nos Açores agradece o convite recebido e reitera a sua disponibilidade para colaborar na realização deste tipo de iniciativa que favoreça o conhecimento dos valores naturais que muitos desconhecemos e que se encontram ameaçados.

Para qualquer informação, por favor contactar 91 853 61 23.

Jaime de volta à escola

“A aventura do Jaime” é uma das atividades mais solicitadas pelos infantários e escolas básicas da ilha de São Miguel para divertir, educando os seus alunos.
 

No passado dia 18 de Março, o Centro Ambiental do Priolo visitou a escola EB1/J1 do Livramento onde crianças dos 3 aos 6 anos ouviram atentamente as aventuras de Jaime, um priolo que descobre pela primeira vez a floresta Laurissilva.
 
Esta é uma forma diferente de ensinar os mais jovens sobre a importância da Floresta permitindo-lhes conhecer as árvores que fazem parte da floresta nativa dos Açores mas também de lhes apresentar alguns factos interessantes sobre o Priolo. Assim estes jovens, cerca de 40, aprenderam que o Priolo depende da floresta para sobreviver, que só existe na parte este ilha de São Miguel e se alimenta de algumas plantas que lá existem como é o caso do azevinho, da uva-da-serra, da ginja-do-mato, entre outras.

A educação ambiental destes jovens de tão tenra idade é um começo para a construção de um futuro melhor” afirma Ana Mendonça, Assistente do Centro Ambiental do Priolo. 

A equipa do CAP agradece o convite  e o trabalho exemplar realizado pelos docentes desta escola na divulgação do Priolo junto dos seus alunos. O Jaime continuará a animar os meninos de São Miguel sempre que solicitado.

Saiba como solicitar atividades para a sua escola, através do número 91 853 61 23.

“Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro” já arrancou

O programa de atividades “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro” , coordenado pela SPEA no âmbito do programa Ciência Viva da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica já se iniciou em São Miguel. Esta iniciativa visa envolver os alunos do ensino secundário e profissional de nível III das escolas dos concelhos de Nordeste e Povoação e fomentar a sua familiarização com as espécies e habitats naturais prioritários destes dois concelhos, bem como o trabalho de conservação que tem sido desenvolvido desde 2003 na área da Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através de diversas atividades com componentes teóricas e práticas.

No âmbito deste programa, foram já realizadas, no final de Fevereiro, palestras introdutórias em 4 escolas dos dois concelhos (Escola EBS do Nordeste, Escola EBS Povoação, Escola Profissional do Nordeste e Escola Profissional da Povoação) envolvendo cerca de 200 alunos. 
Auditório Municipal da Povoação, onde se realizou a palestra introdutória do Programa, no dia 22 de Fevereiro de 2013.
No mês de Março, iniciou-se a atividade “Valor dos Ecossistemas” que pretende dar a conhecer alguns aspetos do funcionamento dos ecossistemas aplicados à realidade dos Açores e que será concluída nos próximos meses pela apresentação de trabalhos realizados por duas turmas de 10º e 11º da Escola Básica e Secundária da Povoação.



Mais recentemente, o Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional do Nordeste, que se encontra no seu último ano, visitou os viveiros do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, tendo realizado uma pequena ação de voluntariado contribuindo para os trabalhos de manutenção necessários na altura.

Voluntariado nos Viveiros do projeto LIFE Laurissilva Sustentável  realizado pelos alunos da Escola Profissional do Nordeste.
Este programa vai continuar com mais atividades ao longo do ano, pretendendo-se permitir aos alunos envolvidos um conhecimento mais aprofundado  dos valores  naturais dos Açores, nomeadamente sobre a Floresta Laurissilva, um ecossistema ameaçado e sobre o qual a SPEA e parceiros têm desenvolvido um enorme esforço de conservação.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Escola Profissional da Praia da Vitória também apoia a conservação do Priolo


No âmbito da campanha de angariação de fundos internacional de Crowdfunding, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) recebeu mais um apoio para ajudar a continuação dos trabalhos necessários para proteger o Priolo.   

A Escola Profissional da Praia da Vitória da ilha Terceira, uma instituição que tem vindo a desenvolver vários projetos no âmbito da educação ambiental também apoiou a conservação do Priolo, mais do que uma espécie apenas de São Miguel, um dos símbolos da Natureza dos Açores. 

Numa iniciativa que demonstra a sensibilidade dos responsáveis, e que promove a responsabilização ambiental dos alunos desta escola, foi organizada  uma campanha de recolha de fundos que envolveu reutilização de papel para a criação de rifas, a oferta de alguns produtos biológicos produzidas na Quinta Pedagógica da escola e ainda de aplicações multimédia e brochuras desenvolvidas em projetos desta escola.

A Escola Profissional da Praia da Vitória será reconhecida como Instituição Amiga do Priolo e verá o seu logo colocado no placar da Campanha “Vamos Preservar o Priolo” entre aqueles que contribuíram para a campanha do Priolo  e no site do Centro Ambiental do Priolo (http://centropriolo.spea.pt) como um dos seus parceiros.

Fotos gentilmente cedidas pela Escola Profissional da Praia da Vitória

A equipa da SPEA agradece o esforço e grande incentivo dado por esta escola, bem como todas aquelas que apoiaram esta iniciativa num esforço coletivo que irá contribuir para manter alguns dos trabalhos de manutenção necessários das áreas intervencionadas pelos projetos coordenados pela SPEA dirigidos à conservação do habitat do Priolo.

Ainda pode contribuir, através de uma simples chamada, cujo custo é 0,60€ + IVA, estará a contribuir para a continuidade dos trabalhos que decorrem no habitat do Priolo.