terça-feira, 13 de novembro de 2012

À Descoberta da Floresta Laurissilva


O Centro Ambiental do Priolo (CAP) continua a desenvolver atividades didáticas nas escolas da ilha de São Miguel, desta vez em colaboração com a Escola Básica e Secundária do Nordeste, nos dias 25 e 26 de Outubro.

A  atividade “Descoberta da Laurissilva”, foi pensada para o 2º e 3º ciclo de escolaridade, e pretende levar os alunos numa visita de estudo em que vão conhecer a vegetação natural dos Açores, descobrindo espécies de plantas características de zonas costeiras, altitude e compreendendo a ameaça constante das plantas exóticas à floresta original dos Açores – A floresta Laurissilva.

Ambas as atividades iniciaram-se tendo como cenário uma paisagem costeira de grande beleza num jardim de endémicas, localizado no miradouro do Pelado, na Lomba da Fazenda (Nordeste). Onde os alunos tiveram oportunidade de observar plantas nativas da flora açoriana como é o caso da Faia-da-Terra, Urze e Pau-branco. Com o evoluir dos tempos esta paisagem foi sendo modificada pelo Homem e as espécies que hoje podemos observar nesta área são um bom exemplo da flora que se  encontrava originalmente nas zonas costeiras das ilhas dos Açores.
Alunos da Escola Básica e Secundária do Nordeste  no Miradouro do Pelado,
Lomba da Fazendo no Nordeste.
A” Descoberta da Laurissilva” continuou com uma paragem obrigatória no Centro Ambiental do Priolo, perto do qual foi possível visitar um pequeno jardim de plantas endémicas da Floresta Laurissilva, onde se encontram várias espécies de plantas, muitas delas endémicas dos Açores, adaptadas a maiores altitudes que as vistas anteriormente. É o caso do Cedro-do-Mato, da Uva-da-Serra, Azevinho, entre outras espécies.
Jardim de endémicas, perto do Centro Ambiental do Priolo

Esta visita terminou, então, no Centro Ambiental do Priolo, onde após um breve lanche os alunos tiveram oportunidade de organizar ideias sobre toda a variedade de plantas que observaram, esclarecer dúvidas com os técnicos do CAP e visionar um pequeno documentário sobre a evolução da Floresta nos Açores.

As turmas do 5º A e 5ºB da Escola Básica e Secundária do Nordeste, cerca de 43 alunos no total, foram as primeiras a realizar esta atividade no ano letivo de 2012/2013, estando previstas mais atividades deste tipo.

Para mais informações sobre o programa escolar, consultar Programa Escolar.


Sem comentários:

Enviar um comentário