sexta-feira, 15 de abril de 2016

Alunos de Ponta Garça Visitam o Projeto Terras do Priolo

A SPEA, através do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, integrado no Projeto LIFE+ Terras do Priolo, desenvolveu ontem dia 12 de abril uma nova atividade "Visita aos Viveiros de produção de plantas" com 14 alunos da turma do 6ºA da Escola Básica Integrada de Ponta Garça. Esta atividade decorreu no âmbito de uma nova parceria com esta escola, referente ao projeto “Não ameaças mais! Mapeamento de plantas invasoras na escola”, do qual a SPEA é parceira.

Logo pela manhã, guiados pelo técnico da SPEA Filipe Figueiredo, os alunos visitaram os Viveiros de produção de plantas do projeto localizados em Santo António Nordestinho, no Nordeste. Ali tiveram a oportunidade de ver e conhecer as diferentes espécies de plantas nativas e endémicas que são produzidas nas diferentes estufas e canteiros e posteriormente replantadas nas diferentes áreas de intervenção para recuperação da floresta Laurissilva. Os alunos também conheceram o processo de produção das plantas, os cuidados a ter e o tempo de crescimento de cada uma.

Após o almoço, e com uma bela tarde de Primavera, o grupo acompanhado pelos técnicos da SPEA foi até ao Centro Ambiental do Priolo (CAP) na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, na Pedreira, Nordeste, onde desfrutaram de uma visita guiada ao centro. Aí conheceram algumas das aves que habitam a Floresta Laurissilva, nomeadamente o Priolo, a estrela do centro, assim como os diferentes habitats que são encontrados dentro da Zona de Proteção Especial (ZPE) Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e que é o refúgio do Priolo.


A SPEA agradece a todos pela participação e pela disponibilidade demonstrada e deseja bom trabalho a esta turma no cumprimento deste projeto muito interessante.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Festival da Primavera na Quinta do Priolo

No passado dia 8 de abril, a SPEA através da equipa do Centro Ambiental do Priolo (CAP) deslocou-se à Quinta do Priolo em Ponta Delgada, para participar no Festival da Primavera. Este festival com organização da Quinta do Priolo, juntou várias entidades que contribuíram para animar os dias 8 e 9 de abril com diversas atividades para os mais pequenos.
Exemplos de algumas atividades lúdicas destinadas aos mais pequenos
A SPEA esteve presente com a atividade " Descoberta da Laurissilva" e algumas plantas da Exposição " Uma Floresta, Um Futuro" com o objetivo principal dar a conhecer o Priolo e seu habitat, a Floresta Laurissilva dos Açores,aos mais pequenos que foram os protagonistas do festival.
Falando sobre a Laurissilva dos Açores e o Priolo aos mais pequenos

Na parte da manhã participaram 6 turmas de diferentes escolas da ilha, desde o ensino básico até ao 1ª ciclo. Com a ajuda de umas silhuetas de algumas das espécies de plantas endémicas e nativas da Floresta Laurissilva como o cedro-do-mato, a urze, a ginja-do-mato, o tamujo, o patalugo e o sanguinho, realizaram-se diferentes jogos nesta pequena floresta onde as crianças puderam aprender mais sobre o Priolo, o que come e qual é o seu habitat. Falaram-se ainda de algumas das principais ameaças que esta ave enfrenta, nomeadamente a introdução e expansão das plantas exóticas invasoras.

Na parte da tarde, participaram 5 grupos de intituições de ocupação tempo livre, entre eles várias pessoas da Associação de Surdos de São Miguel (ASISM) que desfrutaram da atividade com a ajuda do seu intérprete de linguagem gestual. 

No total, foram mais de 150 crianças aquelas que descobriram um pouco mais sobre o priolo, uma ave que só pode ser observada nas Terras do Priolo ( concelhos do Nordeste e Povoação) e que já começa a ser um símbolo de sucesso numa história de conservação que já começou há mais de 10 anos atrás.

A equipa do CAP agradece o convite da Quinta do Priolo, e a todas as entidades, professores e alunos que estiveram presentes nesta atividade.

Até Breve!