sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween com as aves

Celebra-se hoje, 31 de outubro, o dia de Halloween, evento que animou hoje diversas escolas, incluindo a EB JI das Furnas. Escola esta que recebeu pela segunda vez nesta semana a visita da equipa da SPEA para mais uma das atividades do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo. Muito embora a decoração dos corredores e salas de aula passasse pelas bruxinhas e teias de aranha típicas desta data, o tema escolhido pelo docente das turmas de 8ª ano nesta escola versava sobre a biodiversidade, mais especificamente as aves dos Açores.

Desfile de Halloween da EB JI das Furnas.
A atividade “Descoberta das Aves” é uma ótima opção para introduzir a discussão sobre este grupo vasto do Reino Animal. Nesta atividade, os alunos descobrem algumas das características únicas das aves, desde as penas, adaptação ao voo, bico entre outras coisas. Fala-se ainda de alguns conceitos importantes como é o caso das espécies exóticas e endémicas. Pergunta-se aos alunos o que são aves migradoras, espécies residentes e inclusivamente falamos nas aves que não voam. As aves dos Açores são identificadas e há espaço para conversar sobre algumas espécies de aves referidas pelos alunos, as quais às vezes são de origens bem distantes como é o caso do Albatroz, uma das aves indicadas pelos alunos numa das sessões que se realizaram durante a manhã e início da tarde.
Atividade "Descoberta das Aves".
Estas sessões são ainda enriquecidas com a identificação de aves noturnas, diurnas, limícolas, marinhas e terrestres. Conceitos como dimorfismo sexual não ficam esquecidos e exemplos são referidos para que tudo se torne claro. 

Uma das características mais marcantes nas diferentes espécies de aves é o seu canto e este não pode deixar de ser referido. Os alunos ficaram surpreendidos pela variedade de cantos que existe na natureza e mesmo nas aves dos Açores. Foram ouvidos cagarros, gaivotas, mochos e até estorninhos. Tendo ficado para o fim o canto do priolo, um assobio bem distintivo.



No fim das atividades, houve ainda tempo para uns momentos lúdicos em que os alunos da escola concretizaram um desfile com a temática do Halloween muito bem conseguido. E com um júri muito bem caracterizado.

Júri do Desfile de Halloween.
A SPEA vai voltar às Furnas na próxima semana e lá estará a mostrar aos alunos desta escola mais plantas e aves dos Açores. Saiba mais mais sobre a SPEA e o trabalho que desenvolve nos Açores em http://life-terrasdopriolo.spea.pt/pt/

Até lá!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Plantas dos Açores nas Furnas

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo visitou hoje a vila das Furnas. E levou  à Escola Básica J1 desta localidade algumas das plantas que fazem parte da Floresta Laurissilva dos Açores.

Foram no total cerca de 28 os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos, que durante uma manhã puderam conhecer algumas plantas que fazem parte da vegetação natural dos Açores e que na sua maioria não conheciam.

Atividade "Plantas na Escola" na EB J1 das Furnas.

A atividade "Plantas na Escola" consiste numa apresentação simples das plantas dos Açores, cujo desenvolvimento leva os alunos a adquirirem conceitos como espécie endémica, exótica, invasora e nativa. Os alunos são convidados a enumerar plantas com as quais lidam dia a dia e é-lhes explicada qual a sua proveniência e importância. Numa segunda fase, e consolidados estes conceitos, os alunos identificam autonomamente algumas das plantas que os técnicos do Centro Ambiental do Priolo trouxeram para a sala de aula e que são produzidas nos Viveiros de Produção de Plantas do Projeto LIFE + Terras do Priolo.

Uva-da-Serra, uma das espécies referidas na atividade de hoje.

Durante esta atividade procura-se sensibilizar os alunos para a importância das plantas nativas e endémicas dos Açores usando como exemplo o Priolo. Esta é uma ave que se alimenta principalmente de espécies de plantas que se encontram exclusivamente na Floresta Laurissilva dos Açores. É o caso do Azevinho, Ginja-do-mato, Uva-da-Serra, entre outros.

Consolidando conhecimentos com os alunos.
O nosso muito obrigado pelo convite e espero que todos se lembrem das plantas dos Açores.

Saiba mais sobre o projeto LIFE+ Terras do Priolo através do link http://speaacores.blogspot.pt/

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Educação Ambiental em Terras do Priolo

Está a decorrer desde sábado passado, 11 de outubro, uma nova formação para professores designada “Educação Ambiental em Terras do Priolo”. Esta é a segunda edição de um modelo de formação criado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – e realizada desta vez em parceria com o Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste. 



“Educação Ambiental em Terras do Priolo” conta com 18 formandos, docentes vindos de várias escolas da ilha de São Miguel passando pela Escola Básica e Secundária da Povoação, Nordeste, Ponta Garça, Domingos Rebelo e Lagoa. E o seu principal objetivo é dotar estes docentes de uma formação mais específica no que se refere ao Património Natural dos Açores, em especial habitats e espécies que se podem encontrar nas Terras do Priolo de forma a poderem depois utilizar esses conhecimentos no âmbito das suas aulas, facilitando a aprendizagem de diversos conceitos aos seus alunos.

Esta ação de formação tem a duração de 25h e está dividida em 5 módulos, onde se incluem temas como Singularidade do Arquipélago dos Açores e Terras do Priolo, identificação de património natural e geológico bem como a sua gestão e conservação, Biodiversidade dos Açores e finalmente materiais didáticos sobre as Terras do Priolo. E possuí uma componente teórica e prática. Irá decorrer nos próximos sábados do mês de outubro e primeiro sábado de novembro.

O nosso agradecimento ao Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste pelo convite e votos de boas formações.

Já teve início o Programa Escolar 2014/2015

O Programa Escolar 2014/2015, do Centro Ambiental do Priolo teve inicio na passada semana com um atividade na Escola Básica e Secundária da Povoação.

A "Rota da Água" foi a atividade que deu inicio a mais um Programa Escolar e é uma das várias atividades, que integram o Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP), e que normalmente tem grande solicitação por parte dos professores da ilha de São Miguel. 


Esta é uma atividade muito completa que permite aos docentes complementar o currículo escolar dos seus alunos, abordando a temática da Água de uma forma prática e diferente. Desenvolve-se em três sessões, sendo que a primeira é realizada no laboratório onde diversos conceitos relacionados com o ciclo da água são desvendados pelos alunos nas diversas experiências propostas. 

Esta atividade realizada com a turma OP1 da Escola Básica e Secundária da Povoação, permitiu aos 13 alunos presentes pensarem um pouco mais sobre as funções, a importância e o ciclo da água. Já no fim das sessões de laboratório, constrói-se um filtro simples que permite demonstrar aos alunos o funcionamento de uma ETAR e com o qual podem perceber que algumas substâncias que podem poluir a água constituem um problema difícil de resolver.


Num dia posterior é normalmente marcada uma visita de estudo na qual os alunos visados têm um enquadramento dos conceitos adquiridos aplicados à sua realidade local. Neste caso não foi possível realizar esta parte devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir. Em vez disso, foram revistos os conceitos desenvolvidos na sessão de laboratório através do caderno de atividades da "Rota da Água", o que permite aos alunos escreverem e relembrarem o que viram na sessão de laboratório.

Este foi o pontapé de saída do Programa Escolar deste ano e a CAP já tem diversas atividades marcadas para o resto do mês e para novembro.

Gostaríamos de agradecer à EBS da Povoação pela disponibilidade em trabalhar com a SPEA e à docente e aos seus alunos pelo interesse demonstrado nesta atividade!