terça-feira, 25 de março de 2014

SPEA comemora o Dia da Árvore com escolas do Nordeste e Povoação

Como já vem sendo habitual, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) procura sempre que possível participar na comemoração de datas importantes para o ambiente, o Dia da Árvore, 21 de março, não poderia ser exceção.

Este ano as atividades começaram logo no início da semana no dia 19 de março com os mais pequenos, na Escola Básica da Povoação. Em que cerca de cem alunos visitaram a exposição “Uma Floresta, um Futuro” e viajaram pelo mundo do priolo, muitos deles tendo desta forma o seu primeiro contacto com as plantas da Floresta Laurissilva.

Ainda no mesmo dia e seguindo um trabalho que já vem sendo habitual, alguns alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação dirigiram-se aos Viveiros de produção de plantas nativas do Projeto Terras do Priolo onde colaboraram com os trabalhos a decorrer no viveiro no momento.

A semana terminou com algumas saídas de campo com turmas da Escola Básica e Secundária do Nordeste no âmbito da atividade “Descoberta da Laurissilva”. Desta forma, os alunos de duas turmas de 5º ano puderam conhecer as plantas que se encontram no Miradouro do Pelado (Fazenda) e mais tarde aquelas que se podem observar no Jardim de Endémicas anexo ao Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro.


A Floresta é um bem essencial que deve ser protegido. A floresta dos Açores, designada por Laurissilva, é uma floresta fóssil onde podemos encontrar diversas espécies de plantas únicas e raras algumas das quais importantes para o Priolo (outra espécie única dos Açores).

Obrigado a todos por terem participado ! 

segunda-feira, 3 de março de 2014

Priolo avistado durante atividade do Programa Escolar

No dia 24 de fevereiro realizou-se mais uma atividade do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, "Descoberta da Laurissilva", com a turma do 1º ano de Auxiliar de Saúde, da Escola Profissional da Povoação. 

Esta atividade levou os alunos à Tronqueira para visitar uma das áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável – Labaçal. Aqui podemos observar os resultados de pelo menos 10 anos de trabalhos de recuperação, que incluem remoção de plantas exóticas (por exemplo conteira e incenso), plantação de várias espécies nativas da Floresta Laurissilva e recuperação da área. 


Com esta atividade os alunos aprendem a identificar algumas das espécies vegetais ai presentes mas também compreendem a importância deste tipo de ação de conservação não só para o Priolo, mas também para todas as outras espécies que partilham o seu habitat, para a recuperação da própria floresta Laurissilva e até para as populações.


Durante esta visita e para grande espanto e alegria de todos os presentes fomos presenteados com a presença de dois Priolo, que andaram a esvoaçar com grande à vontade. Com esta aparição surpresa, foi possível explicar aos alunos um comportamento raro no Priolo:  o Fernstripping. 

O Fernstripping é a utilização de fetos como alimento e o Priolo é a única ave na Europa e na Ásia com este comportamento. O feto é um alimento pouco nutritivo e tendo em conta a restante dieta do Priolo (flores, frutos e sementes) acredita-se que este comportamento deve-se ao fato de existir poucos recursos na Floresta na altura do ano em que o Priolo recorre a este alimento - o inverno.


Agradecemos desde já a colaboração dos alunos e professores da Escola Profissional da Povoação e do interesse demonstrado ao longo da atividade.